A Facebook anunciou que vai explicar aos internautas como funcionam os algoritmos que suportam a Feed de Notícias. A nova funcionalidade de explicação da Feed de Notícias vai ter direito a um botão com a denominação «Why am I seeing this post?» (tradução: «por que é que estou a ver este post?»). A BBC revela que o novo botão já começou a ser testado com um grupo de utilizadores mais limitado – e prevê-se que só em maio todos os utilizadores tenham acesso à nova explicação.
O novo botão deverá ser incorporado como uma opção que pode ser ativada a partir do canto superior direito de cada post publicado na Facebook. Uma vez selecionada, a nova ferramenta poderá justificar a escolha do post tendo em conta a tipologia dos conteúdos que cada utilizador costuma ver (a BBC dá como exemplo a escolha de posts relacionados com fotografias com o facto de o utilizador ter por hábito ver fotografias).
Além do novo botão, o Facebook vai proceder a aperfeiçoamentos na funcionalidade «Why am I seeing this ad»?», que como o nome indica, tem por objetivo explicar como é feita a escolha de anúncios publicitários nas diferentes páginas dos utilizadores dos Facebooks. Com a nova versão, torna-se possível saber que informação pessoal dos utilizadores, eventualmente, estará a ser usado pelos anunciantes.
A revelação do modo de funcionamento dos algoritmos que gerem as Feeds de Notícias e a publicação de anúncios surge numa altura em que o Facebook tem envidado esforços com o objetivo de combater fake news ou a proliferação de mensagens de ódio. O funcionamento da Feed de Notícias sempre se revelou um dos pontos mais polémicos, levando mesmo à proliferação de notícias virais ou estratagemas que, alegadamente, permitiam aos utilizadores influenciar a publicação de posts.