O Financial Times teve acesso ao rascunho do discurso que o ministro Jeremy Hunt vai fazer numa convenção na Royal Television Society, afirmando que o ministro vai dizer aos motores de busca e a outras empresas web que estes "devem dificultar a vida" aos sites com ligações à pirataria.
"Nós não podemos autorizar que determinados produtos sejam vendidos nas lojas da High Street, nem sequer autorizar que as lojas sejam abertas de forma puritana para depois venderem produtos contrafeitos. Da mesma forma, não o devemos tolerar online", é uma das afirmações mais fortes no discurso do ministro britânico.
"Temos a intenção de tomar medidas para dificultar o acesso a sites que, de forma deliberada, partilham conteúdos através de infrações de direitos de autor, enganando os consumidores e retirando aos autores a recompensa pela sua criatividade", continua o discurso.
Segundo a PC Pro, o governo britânico vai pedir aos motores de busca que prejudiquem os sites de pirataria nos seus rankings e que lhes cortem as receitas provenientes da publicidade. No entanto, a Google já bloqueia sites com conteúdos que infrinjam direitos de autor.