De acordo com o Mashable, há uma nova burla no Facebook que recorre à recente funcionalidade das chamadas de vídeo para atrair utilizadores incautos. A burla instala uma app cuja única funcionalidade é expôr os utilizadores a inquéritos.
A burla existe sob forma de uma publicação no mural que incita os utilizadores a clicar para ativar a funcionalidade das videochamadas. Depois de clicarmos na mensagem, é-nos pedido acesso básico à informação, permissão para publicar no mural e aceder aos nossos dados a qualquer momento.
Como é natural, esta app não ativa a funcionalidade de vídeo mas espalha-se publicando a mensagem "Video Calls. Enable Video Calls" numa tentativa de levar os nossos contactos a cair no esquema.
Existe uma forma legítima de ativar a funcionalidade de videochamada, que consiste em descarregar e instalar um pequeno utilitário a partir da página oficial do Facebook .
Desconfie sempre de publicações nos murais de amigos que o incitem a clicar num link para ver vídeos de conteúdo questionável. Da mesma forma, não clique em links para instalar novas funcionalidades do Facebook.Se cair num destes esquemas, não se esqueça de visitar a secção de Privacidade do Facebook, e apague qualquer aplicação que não reconheça, em Aplicações e Sites.