A iniciativa Red Bull Stratos, protagonizada por Felix Baumgartner quebrou vários recordes. Toda a operação foi seguida em direto por mais de nove milhões de utilizadores que se ligaram no YouTube. O salto foi também mostrado aqui na Exame Informática.
O mentor de Felix “Sem Medo” é Joe Kittinger, um ex-militar de 83 anos, que na década de 1960 saltou de 31 mil metros de altitude. Kittinger foi inclusivamente o único que esteve em contacto permanente com Baumgartner enquanto este subia na cápsula Stratos e saltava.
A subida durou mais de duas horas e foi feita num balão de hélio. Aliás, este outro recorde quebrado: do voo tripulado em balão que maior altura atingiu, chegando aos 39 mil metros.
Felix só abriu o paraquedas cerca de quatro minutos depois de ter saltado. Durante este tempo terá atingido uma velocidade de cerca de 1170 qulómetros por hora, quebrando a barreira do som.
A façanha já tinha sido adiada por três vezes na última semana por falta de condições meteorológicas. O salto de quase 39 quilómetros de altitude e que durou cerca de nove minutos acabou por realizar-se ontem, no estado do Novo México, nos EUA.
Ainda não foi confirmado oficialmente que o salto de Baumgartner tenha batido algum dos recordes aqui mencionados.