Reza a crónica da Associated Press que John Brennan, um profissional de uma companhia de Silicon Valley, decidiu tirar todo o vestuário depois de saber que tinha sido escolhido pelo sistema de controlo para uma vistoria suplementar por, alegadamente, ter sido detetada a presença de nitratos junto do seu corpo.
Conhecedor das tecnologias e das respetivas probabilidades de erro, Brennan não esteve com meias medidas e decidiu mostrar ao mundo a roupa que a natureza lhe deu à nascença, mantendo apenas os óculos.
O informático justificou a iniciativa, que tem tanto de inédita como de imprevista, com a necessidade de provar que o sistema de deteção de substâncias suspeitas do Aeroporto Internacional de Portland se enganou na deteção dos ditos nitratos. «Quando soube que, para o sistema, eu era um caso positivo, comecei a tirar as roupas. Até porque eu não ando com bombas», explicou Brennan em declarações reproduzidas pelo Mercury News.
John Brennan explicou ainda que a sua atitude nada tem a ver com protestos contra os controversos scanners de raio x que estão a ser usados nos aeroportos norte-americanos. O que não impediu as autoridades de darem início a um processo por atentado ao pudor e à moral pública – e de alguns traseuntes guardarem o momento para a posteridade, como se pode ver pela foto aqui inserida nesta página.
Não há notícias de que John Brennan tenha conseguido apanhar o avião que supostamente o deveria levar para San Jose, Califórnia.