Com um design diferente do habitual, os primeiros auriculares LinkBuds chegaram em 2022, concebidos para dar aos utilizadores a possibilidade de se manterem a par do que se passa à sua volta enquanto ouvem música. A ‘família’ continua a crescer e, agora, a Sony anuncia três novos membros, incluindo uma estreia com a primeira coluna portátil da linha.
Como detalhado por Mike Somerset, gestor de produto da Sony, numa apresentação online em antecipação ao lançamento, as novidades da linha LinkBuds querem apelar, naturalmente, aos amantes da música, mas também aos utilizadores que têm estilos de vida mais ativos e às gerações mais jovens, com foco em particular na geração Z.
Os novos auriculares LinkBuds Fit e LinkBuds Open foram desenhados para serem leves e confortáveis e trazem mudanças no design que prometem melhorar a experiência de utilização, tanto para as atividades do quotidiano como para a prática de exercício físico. Além disso, a pensar nos fãs da personalização, os modelos são acompanhados por um conjunto de capas para auriculares e para as caixas de carregamento, disponíveis numa variedade de cores.
Ouvir a música (e o mundo) sem pausas
Os LinkBuds Fit contam com um peso de apenas 4,9 gramas e, para assegurar uma maior estabilidade durante a utilização, estreiam um novo design de fixação. A Sony explica que, por um lado, os auriculares têm uma espécie de ‘cauda’ suave e maleável que reduz o contacto com o ouvido e a pressão.
Por outro, a zona de fixação (isto é, a que fica mais próxima do canal auditivo) é mais rígida e em forma de ‘gancho’ para evitar que os auriculares se soltem acidentalmente. De acordo com a marca, este design é combinado com pontas suaves, concebidas para melhorar o conforto e reduzir a pressão durante o uso.
No interior, os LinkBuds Fit chegam com o processador integrado V2, o mesmo que é utilizado nos auriculares WF-1000XM5, sendo este um chip que otimiza o cancelamento de ruído em tempo real, adaptando-o ao ambiente em que o utilizador se encontra.
A par do cancelamento de ruído, o modo Ambient Sound adapta-se automaticamente ao ambiente exterior. Já o novo modo Background Music dá uma dimensão diferente ao conteúdo, dando a sensação que está a ser reproduzido num plano de fundo, para ajudar os utilizadores a manterem a concentração enquanto estão, por exemplo, a trabalhar.
Tal como os WF-1000XM5, os LinkBuds Fit contam com o diafragma Dynamic Driver X que, segundo a Sony, permite reduzir a distorção e obter frequências mais ricas, além de maior clareza nas vozes. Este modelo tem também suporte ao formato de áudio de alta resolução, assim como à tecnologia DSEEE Extreme. Através desta tecnologia é possível fazer o upscalling do som nas faixas com maior compressão, fazendo com que soem com maior qualidade, explica Mike Somerset.
Veja os LinkBuds Fit com mais detalhe
Há também novidades no que respeita ao controlo dos auriculares. Um novo modo de controlo por voz da Sony que promete facilitar as interações, bastando dizer “Hey, headphones” para o ativar. Com a funcionalidade Wide Area Tap, os utilizadores não precisam de tocar diretamente nos auriculares para controlar a música, sendo possível interagir com os LinkBuds Fit através de toques nas bochechas, isto é, na zona mais próxima das orelhas.
Os LinkBuds Fit têm suporte a ligações multiponto e, quanto à autonomia, a Sony indica que este modelo tem uma capacidade de até 21 horas. Com o cancelamento de ruído ativado, uma carga é capaz de assegurar 5,5 horas de reprodução, afirma a marca, acrescentando que um carregamento de 5 minutos dá energia suficiente para até 1 hora de reprodução.
Os LinkBuds Open destacam-se pelo seu design de anel aberto que, como realça Mike Somerset, deixa os sons do exterior passar para que os utilizadores percebam o que está a suceder à sua volta e para que possam comunicar com outras pessoas sem terem de remover os auriculares. Para um maior conforto e estabilidade durante o uso, os auriculares, que pesam apenas 5,1 gramas, contam também com o novo design de fixação da Sony.
O diafragma dos LinkBuds Open é uma peça-chave na reprodução de som com elevada qualidade, afirma o gestor de produto da Sony. No caso deste modelo, o diafragma fica colocado na abertura do canal auditivo, possibilitando a reprodução clara das frequências.
Em comparação com o modelo anterior, este consegue alcançar volumes mais elevados para fazer face a ambientes barulhentos. Com a funcionalidade de controlo adaptativo de volume, os LinkBuds Open otimizam o volume automaticamente, adaptando-o às características sonoras do espaço onde os utilizadores se encontram. Além de contarem com o processador integrado V2, os auriculares têm suporte à tecnologia DSEE, que ajuda a melhorar a qualidade do áudio, dando mais vida a faixas com maior compressão.
Veja os LinkBuds Open com mais detalhe
Tal como os LinkBuds Fit, este modelo estreia o modo Background Music. Entre as características partilhadas com este modelo incluem-se também as novas opções de controlo físico e por voz, além do suporte a ligações multiponto. Segundo a Sony, a autonomia dos LinkBuds Open é capaz de alcançar 22 horas. Um carregamento de 3 minutos consegue dar até 1 hora de reprodução, indica a marca.
Os novos auriculares da linha LinkBuds vão estar disponíveis a partir deste mês. Os LinkBuds Fit (nas cores preto, branco, verde) chegam com um preço de 199 euros. Os LinkBuds Open (nas cores preto, branco) contam com o mesmo preço. Os dois modelos chegam também com uma versão em violeta, uma cor exclusiva da parceria da marca com a cantora Olivia Rodrigo, que inclui duas configurações de equalizador desenvolvidas para os fãs da artista.
A chegada de novidades à linha LinkBuds é acompanhada por uma nova aplicação, chamada Sound Connect, que passa a estar disponível a partir de hoje e que vem substituir a anterior app Headphones Connect. A marca afirma que o objetivo é unificar a experiência de controlo, permitindo também o acesso a opções de personalização da experiência sonora.
Experiência ‘Always On’
Os novos auriculares LinkBuds não chegam sozinhos ao mercado. Pela primeira vez, a Sony tem uma coluna portátil na linha que, segundo Mike Somerset, vem responder a uma preferência específica de vários consumidores, sobretudo, das camadas mais jovens.
Este é um conjunto de utilizadores que, quando está em casa, aprecia ouvir música através de colunas, trocando para auriculares (ou auscultadores) quando sai. Quando regressam a casa, a música volta a ‘saltar’ para as colunas. Tendo em conta este tipo de preferência, a Sony apercebeu-se de que esta seria uma oportunidade interessante para criar uma coluna que permitisse essa troca de modo automático, onde quer que os utilizadores estejam.
A coluna LinkBuds Speaker conta com um design compacto, incluindo uma alça amovível para facilitar o transporte, além de uma base própria para um carregamento mais conveniente, por exemplo, em casa, indica a Sony. Este modelo tem ainda um grau de proteção IPX4 contra salpicos de água.
Veja a coluna LinkBuds Speaker com mais detalhe
A estrutura interior – composta por um woofer central, um tweeter e radiadores passivos de cada lado – foi concebida para uma reprodução equilibrada e clara das frequências. A coluna pode também ser usada para chamadas, estando equipada com um microfone no topo e recorrendo à tecnologia Echo Cancellation para evitar interferências.
A funcionalidade Auto Switch permite comutar entre a coluna e auriculares compatíveis, numa lista onde se incluem, por exemplo, os novos LinkBuds Fit e Open, assim como os LinkBuds S, ou os auriculares WF-1000XM5 e WH-1000XM5. Já a funcionalidade Quick Acess dá aos utilizadores a possibilidade de acederem rapidamente a serviços de streaming de música como Spotify, Amazon Music ou Endel.
A Sony detalha que a autonomia chega até 25 horas, com um carregamento de 10 minutos a assegurar até 70 minutos de reprodução. Este modelo dispõe de suporte a ligações multiponto e é possível ligar duas colunas para criar um sistema de som stereo. A coluna LinkBuds Speaker vai estar disponível a partir deste mês (nas cores preto e branco) com um preço de 159 euros.