Os smartphones dobráveis são dos equipamentos de aspeto mais futurista do momento – por ainda serem poucos, por materializarem grandes desafios de design e engenharia e, no fundo, por serem muito diferentes. Agora imagine um smartphone cujo ecrã não dobra uma vez… mas duas. É essa a proposta hiperfuturista da Huawei com o Mate XT Ultimate Design.
Enquanto alguns fabricantes estão a apostar em smartphones cujo ecrã se dobra ao meio, a Huawei tomou a dianteira e avançou com um modelo tripartido, com duas dobras. Apesar de as características parecerem apetecíveis, o preço deste modelo é bastante elevado, estando ao nível de alguns computadores e portáteis topo de gama.
A versão de base do Mate XT Ultimate Design com 256 GB de armazenamento começa nos 2809 dólares, cerca de 2750 euros ao câmbio atual. Toda a família tem 16 GB de RAM e há variantes de 512 GB (3089 dólares) e 1TB de espaço (3370 dólares). Apesar dos preços elevados, a vendedora chinesa Vmall anunciou já ter 3,7 milhões de encomendas, antes de o preço ter sido revelado, noticia o The Verge.
No Mate XT Ultimate Design há duas dobradiças, com o telefone a dobrar-se no formato de um ‘Z’: completamente dobrado, tem um ecrã OLED de 6,4 polegadas e quando completamente aberto mede 10,2 polegadas, havendo um modo intermédio, com ecrã de 7,9 polegadas. No que concerne à bateria, temos uma de 5600 mAh que suporta carregamento de 66 W por cabo ou 50 W sem fios. Conte ainda com três câmaras na traseira: principal de 50 MP, ultra grande angular de 12 MP e uma periscópica de 12 MP.
Ainda não há informação sobre se este modelo vai chegar a outros países ou será um exclusivo chinês.