A Apple anunciou, num evento realizado nesta segunda-feira, as novas gerações dos seus populares smartphones. O iPhone 16 e o iPhone 16 Pro destacam-se pela integração de um novo botão, chamado de Controlo de Câmara (Camera Control, em inglês), pela aposta em novas câmaras fotográficas e pela inclusão de novos processadores, que melhoram o desempenho dos dispositivos relativamente à geração anterior.
iPhone 16 Pro: Fórmula refinada
O iPhone 16 Pro é o modelo mais avançado da marca e está disponível em dois tamanhos: com ecrã de 6,3 polegadas no iPhone 16 Pro e com um ecrã de 6,9 polegadas no iPhone 16 Pro Max. Um salto relativamente aos ecrãs de 6,1 e 6,7 polegadas dos modelos correspondentes do ano passado. A Apple também reduziu as margens em torno do ecrã, o que permite um melhor rácio entre o ecrã e o corpo dos smartphones. O painel mantém uma taxa de atualização máxima de 120 Hz, para uma reprodução mais fluída de conteúdos.
A Apple estreia também uma nova geração de titânio (de grau 5) na estrutura do dispositivo, com a marca a garantir que é mais resistente e tem uma nova textura. Os iPhone 16 Pro estão disponíveis em quatro cores: preto, branco, cinza e bronze.
O modelo topo de gama está equipado com o processador A18 Pro, criado recorrendo a um processo de fabrico de três nanómetros. Segundo a apresentação da tecnológica norte-americana, este chip entrega um desempenho 15% mais rápido do que a geração anterior (A17 Pro) e 20% mais rápido em tarefas gráficas, usando menos 20% de energia.
Mas é nas câmaras que estão as principais novidades do novo iPhone 16 Pro. O smartphone tem uma nova câmara ultra grande angular de 48 megapíxeis, que se junta à câmara de 48 megapíxeis principal que herda do modelo do ano passado. O conjunto fotográfico fica composto por uma câmara de telefoto de 12 megapíxeis, que permite um zoom ótico até 5x.
Combinando as novas capacidades do processador e as câmaras, a Apple anunciou um novo modo de gravação no iPhone 16 Pro. O equipamento agora consegue captar vídeo em resolução 4K a 120 fotogramas por segundo (fps), o que permitirá criar vídeos em câmara lenta de elevada qualidade. Aliás, a Apple até apelidou este novo modo de captação de vídeo de Câmara Lenta Cinemática. Ainda na área multimédia, o iPhone 16 Pro está equipado agora com quatro microfones, que a marca diz serem de calibre profissional, e que permite captar não só áudio direcionado, como também áudio com efeito tridimensional.
Quanto ao botão Controlo de Câmara (Camera Control, em inglês), está localizado na lateral direito do dispositivo e é coberto por um vidro safira, tendo integrado um sistema de vibração. Quando carrega neste botão, automaticamente a aplicação da câmara é iniciada, sendo que um segundo ‘clique’ permite captar uma fotografia. Já um toque mais prolongado inicia a gravação de vídeo.
Na aplicação de câmara, quando o utilizador faz um toque ligeiro neste novo botão, surgem agora algumas opções relacionadas com fotografia que o utilizador pode alterar de forma rápida. Isto porque o botão Controlo de Câmara também suporta gestos (como deslizar para cima e para baixo, por exemplo). Por exemplo, pode deslizar para aumentar ou reduzir o zoom na fotografia ou controlar o nível da profundidade de campo da imagem.
O iPhone 16 Pro está disponível com opções de armazenamento de 128 GB, 256 GB, 512 GB e 1 TB, com os preços a começarem nos 1249 euros e a irem até aos 1879 euros na versão com mais armazenamento. Já o iPhone 16 Pro Max só está disponível em três versões (256 GB, 512 GB e 1 TB), com os preços a variarem dos 1499 euros aos 1999 euros.
iPhone 16: Dois novos botões e novo processador
O iPhone 16, como tem sido habitual na Apple, tem várias diferenças para o modelo mais avançado. A começar pelo tamanho dos ecrãs: o iPhone 16 tem um painel de 6,1 polegadas e o iPhone 16 Plus tem um ecrã de 6,7 polegadas.
Este modelo está equipado com o processador A18, que tem 30% melhor performance geral e 30% melhor performance gráfica do que a versão anterior, suportando videojogos para smartphone com ray tracing, através de aceleração de hardware, o que permite recriar sombras e reflexos mais realistas nos jogos.
O iPhone 16 também integra o novo botão Controlo da Câmara, mas ganha um segundo botão novo, o Botão de Ação, que já existia nos modelos Pro deste o ano passado. Este botão funciona como um atalho rápido para aquelas que são as ações ou aplicações favoritas dos utilizadores.
Ao nível de câmaras, o iPhone 16 estreia o que a Apple chama de Câmara de Fusão. Esta câmara tem um sensor de 48 megapíxeis, mas uma lente que permite captar fotografias com zoom ótico de 2x. Já a segunda câmara é uma ultra grande angular de 12 megapíxeis e que permite captar imagens também em modo macro. A Apple apresenta este conjunto como sendo de duas câmaras, mas tendo versatilidade para captar fotografias em quatro formatos completamente diferentes.
Já nos materiais de construção, em vez de titânio, o iPhone 16 mantém-se com a estrutura em alumínio, tendo uma nova proteção de ecrã, mais resistente.
O iPhone 16 está disponível em versões de 128 GB, 256 GB e 512 GB, com os preços a começarem nos 989 euros e a irem até aos 1369 euros. Já o iPhone 16 Plus tem variantes com 128 GB, 256 GB e 512 GB de armazenamento, com os preços a começarem nos 1139 euros e a subirem até aos 1519 euros na versão mais cara.
A reserva dos smartphones começa na sexta-feira, 13 de setembro, com a chegada às lojas a estar prevista para dia 20 de setembro.