A Apple escolheu esta segunda-feira para apresentar o iPhone 16 e outros produtos. Um dos que está a ser referido na comunidade, ainda sob a forma de rumor, é o Apple Watch Series 10. O relógio inteligente deverá ser semelhante ao Watch Series 9, mas será mais fino e, de acordo com Mark Gurman, da Bloomberg, vai disponibilizar eventualmente a funcionalidade de detetar apneia do sono. A funcionalidade não deverá, no entanto, estar disponível logo no momento do lançamento.
Com este modo, a Apple vai mais além da deteção dos padrões de sono habitual nos relógios inteligentes e o Apple Watch vai ser capaz de determinar se o utilizador sofre de apneia durante o sono e recomendar a visita a um profissional clínico.
Os rumores ouvidos por Gurman explicam que a Apple teve alguns “contratempos sérios” no desenvolvimento desta funcionalidade e que, por isso, não vai estar logo disponível no lançamento. Para detetar a apneia, a Apple precisa de medir a saturação do oxigénio no sangue, algo que está impedida de fazer nos EUA nesta fase devido a uma disputa com a empresa Masimo. A expectativa é de que esta disputa legal possa ser resolvida nos próximos tempos e a deteção da apneia venha a ficar disponível mais tarde sob a forma de uma atualização de software.
Já a deteção de hipertensão não produziu resultados consistentemente, pelo que a Apple terá descartado esta funcionalidade, pelo menos para esta versão.
A Apple vai apresentar o iPhone 16 e outros aparelhos ao final da tarde desta segunda-feira.