A equipa do MIT Spark Lab publicou um novo vídeo que mostra um drone quadcóptero a apanhar uma garrafa em pleno voo. O novo drone está equipado com uma garra ‘mole’ e os criadores referem que se trata do “primeiro exemplo de um manipulador aéreo suave equipado com um sistema de perceção completamente a bordo, capaz de localizar e identificar visualmente e morfologicamente variados objetos”.
Veja o vídeo
A inspiração para a construção deste drone vem dos pássaros, que conseguem apanhar as suas presas a partir do ar e transportá-las para várias localizações. “A abordagem convencional com manipuladores rígidos exige um posicionamento preciso e está sujeita a grandes forças de reação para apanhar, o que limita o desempenho em elevadas velocidades”, explica a equipa no estudo. “Os poucos exemplos conhecidos de apanhar objetos a elevada velocidade no ar assentam em sistemas de captura em movimento, falham em poderem ser generalizados entre ambientes e apanhar os alvos”, cita o website Interesting Engineering.
Este drone inova com o seu sistema de perceção avançada e uma garra mais suave: sendo capaz de identificar precisamente os objetos e de os apanhar com maior facilidade. Esta abordagem permite adaptar-se ao objeto a apanhar, reduzindo o risco de dano, e os tendões flexíveis permitem fechar a garra de forma mais suave e rápida. Já o sistema de perceção localizado a bordo e é uma combinação de diferentes tecnologias para conseguir interpretar o ambiente, incluindo um detetor baseado em redes neuronais e um estimador de poses de objetos que determina a localização e orientação do item em 3D.
Em testes, o drone conseguiu apanhar vários objetos de forma rápida e precisa, em situações diversas. De acordo as especificações partilhadas, consegue apanhar objetos que se movam a até 0,3 metros por segundo. Os investigadores esperam que seja usado para entregas rápidas de encomendas ou em missões de busca e salvamento.