A Apple apresentou novas versões daquelas que são algumas das principais linhas de computadores da marca. O destaque vai para o novo Macbook Air de 15 polegadas que, segundo a tecnológica norte-americana, é agora o mais fino portátil deste tamanho à venda no mercado, tendo apenas 11,5 milímetros de espessura e pesando cerca de 1,5 quilogramas.
Além do novo tamanho, este modelo está agora equipado com o chip Apple M2, que permite combinar desempenho e uma elevada autonomia. Segundo a ‘marca da maçã’, esta nova versão tem duas vezes mais desempenho do que um computador equivalente com um chip Intel Core i7 (não especificou se da 12ª ou 13ª geração) e consegue ainda assim garantir 18 horas de autonomia.
O Apple M2 está equipado com oito núcleos de processamento geral e 10 núcleos de processamento gráfico. Já em termos de memória, o portátil estará disponível em versões com até 24 GB de RAM e até 2 TB de armazenamento interno.
O ecrã de 15,3 polegadas é da tipologia Liquid Retina, atinge um brilho máximo de 500 nits e é capaz de reproduzir mais de mil milhões de cores. O Macbook Air de 15 polegadas te ainda uma webcam capaz de transmitir vídeo em Full HD (1080 p), está equipado com três microfones e seis altifalantes.
O Macbook Air de 15 polegadas fica disponível no dia 13 de junho em Portugal e o preço começa nos 1649 euros.
Apple anuncia o M2 Ultra
O Mac Studio, o computador de secretária compacto direcionado para as indústrias criativas (música, fotografia, cinema, entre outras), também foi atualizado com um novo chip. O novo modelo vai estar disponível em versões com os procesasdores Apple M2 Max ou M2 Ultra (sendo este último o mais poderoso, pois combina dois M2 Max num único chipset). Segundo a Apple, o M2 Ultra garante uma performance 20% superior em comparação com o M1 Ultra e 30% mais de capacidade gráfica. O Mac Studio será ainda capaz de ter até 192 GB de memória unificada, uma quantidade que já permite, por exemplo, treinar grandes modelos generativos de Inteligência Artificial.
Além disso, o novo Mac Studio é capaz de processar vídeo mais 50% mais rápido e executar 22 linhas de vídeo em resolução 8K em simultâneo.
Por fim, o Mac Pro também vai receber igualmente o chip M2 Ultra. Esta nova versão do computador desktop aposta também em mais portas de conetividade.

“Para os utilizadores de PC, nunca houve uma melhor altura para trocar para um Mac”, atirou John Ternus, diretor de engenharia de hardware da Apple, na apresentação realizada online nesta segunda-feira, 5 de junho.
Com estes anúncios, a Apple diz ter completado a transição que iniciou há uns anos, deixando de usar processadores Intel nos seus computadores para usar processadores desenvolvidos dentro de ‘casa’.