Os botões para controlar o volume e ligar ou desligar os iPhone 15 Pro e Pro Max podem deixar de ser mecânicos (que mexem para cima e para baixo), com a Apple a estudar a utilização dos chamados botões em estado sólido – isto é, que não se mexem mecanicamente ao toque do utilizador, mas usam um sistema de vibração (feedback háptico) para gerar a mesma sensação de movimento. Foi numa publicação no Twitter que o analista Ming-Chi Kuo deu conta destes desenvolvimentos da Apple, destinados aos modelos topo de gama da próxima geração dos iPhone.
A aposta nos botões de estado sólido surgiu pela primeira vez no botão principal (home button) do iPhone 7: um botão que não se consegue pressionar fisicamente, mas que vibra em resposta aos comandos do utilizador. Também a segunda e terceira gerações do iPhone SE e o iPhone 8 surgiram no mercado com este tipo de botões, alimentados pelo Motor Taptic da Apple.
Segundo Ming-Chi Kuo, a ideia é usar este motor Taptic para “dar feedback aos utilizadores como se estivessem a pressionar botões físicos”. Caso a escolha avance, estes modelos passam a ter três motores Taptic no interior. O analista não refere as versões de base ou Plus do iPhone 15, pelo que a ideia deve ser mesmo só incluir nos modelos de topo.
Nos últimos anos, têm surgido vários rumores sobre a eventual utilização deste tipo de botões por parte da Apple, em detrimento das versões mecânicas. Ainda no que toca ao iPhone 15, o primeiro a ter carregamento por USB-C, a Apple deve deixar cair a designação ‘Pro Max’ e passar a chamar-lhe ‘Ultra’. Esta geração deve chegar ao mercado dentro de um ano.