A diretora executiva da AMD, Lisa Su, aproveitou a presença no palco do evento AMD Accelerated Data Center para anunciar as datas de chegada dos primeiros processadores com arquitetura Zen 4 ao mercado. A versão Genoa, de 96 núcleos em processo de fabrico de 5 nanómetros, estará disponível em 2022, enquanto a versão Bergamo de 128 núcleos chegará no ano seguinte – ambos os processadores são direcionados para centros de dados e computação de alto desempenho, e não para os utilizadores finais. A empresa partilhou ainda os primeiros detalhes sobre o processo de fabrico de cinco nanómetros, feito pela TSMC, revelando que irá fornecer o dobro da densidade e eficiência energética, além de 1,25 vezes mais desempenho do que o processo de fabrico atual, de 7 nanómetros.
Em 2023, além do processador Bergamo, a empresa vai lançar um novo tipo de núcleos, os Zen 4c, otimizados para cenários de utilização específicos, noticia o Tom’s Hardware. Estes chips, com o ‘c’ a indicar que são desenhados para cargas de trabalho nativas na cloud, vão aparecer primeiro no EPYC Bergamo de 5 nanómetros e serão compatíveis com o socket do Genoa e com o mesmo conjunto de instruções Zen 4.
A família Genoa vai oferecer até 96 núcleos de elevado desempenho, além de uma próxima geração de tecnologias de memória e de I/O, nomeadamente DDR5 e PCIe Gen 5. Já o Bergamo é customizado para aplicações nativas na cloud, que exigem uma maior densidade de threads e inclui as características do Genoa, no que toca a DDR5, PCIe 5, CXL 1.1, RAS e funcionalidades de segurança Infinity Guard.