A Sony anuncia a chegada da nova câmara Alpha 7 IV, que pretende ser uma evolução do padrão original estabelecido pelo modelo III. Esta versão de lente amovível inclui algumas das tecnologias avançadas da Sony entretanto desenvolvidas, como o motor de processamento BIONZ XR e focagem automática com base no modelo emblemático Alpha 1. Esta versão promete versatilidade para responder às exigências de entusiastas e profissionais. A câmara traz um sensor de imagem Exmo R CMOS full-frame de 33 MP com retroiluminação e permite uma gama de sensibilidade ISO ampla expansível para ISO 50-204800 e uma gama dinâmica de 15 incrementos para melhor expressão.
A Alpha 7 IV segue os objetos de forma precisa, com Real-Time Tracking e 759 pontos AF (focagem automática) num sistema AF de deteção de fases do plano focal de alta densidade que cobre aproximadamente 94% da área da imagem, conseguindo, pela primeira vez, seguir os olhos de aves e animais para captar fotografias e vídeos.
Para vídeo, consegue-se um filme de alta qualidade com uma gravação 4K 60p no modo Super 35 mm e gravação 4K 30p com sobreamostragem em 7K no modo full-frame. A amostragem de cores 4:2:2 com profundidade de 10 bits permite uma gradação natural e a codificação intra-frame XAVC S-I permite fluxos de trabalho de edição mais eficazes e XAVC HS duplica a eficiência de codificação.
Com preocupações centradas no ambiente, esta câmara foi criada com plástico reciclado original da Sony SORPLAS no corpo e vem numa embalagem com materiais recicláveis e menos plástico.
Além da câmara, a Sony anuncia também dois flashes HVL-F60RM2 e HVL-F46RM para complementar o sistema de iluminação. Ambos oferecem um controlo preciso, alta velocidade melhorada e operabilidade intuitiva, tendo sido concebidos para satisfazer as necessidades dos criadores de conteúdos profissionais. O algoritmo otimizado assegura que ambos resistem ao sobreaquecimento e o sistema de quatro baterias Ni-MH forecem energia para até 240 flashes com tempo de recarga de 1,7 segundo para o HVL-F60RM2 e 320 flashes com tempo de recarga de 2 segundos para o HVL-F46RM.
A câmara chega ao mercado em dezembro, com preços desde 2800 euros (só corpo) e 3000 euros (kit de lentes SEL2870). Os flashes chegam já em novembro, com preços desde 430 e 650 euros respetivamente.