A Internet das Coisas dominou a conferência da Samsung na IFA – a maior feira de Eletrónica de Consumo que abre portas esta sexta-feira em Berlim, Alemanha.
Segundo a Samsung, o mercado de Internet das Coisas na Europa vai valer, até 2020, 1 trilião de euros. São cinco anos nos quais a empresa coreana está apostada em ganhar uma posição de destaque. Para isso, a empresa confirmou que os seus dispositivos a lançar vão ter capacidade de interagir com as plataformas de Internet das Coisas.
Neste momento, há 530 milhões de dispositivos Samsung na Europa. A empresa lançou o desafio: “Já imaginaram as vantagens para os consumidores se todos estes dispositivos comunicassem uns com os outros?”
Falando ainda da presença da empresa na Europa, foi referido que há um televisor Samsung em 40% dos lares do Velho Continente e que 60% dos europeus possui um telefone feito pela empresa coreana.
O Sleep Sense faz parte desta estratégia. O pequeno sensor deve ser colocado debaixo do colchão e é a partir daí que monitoriza os movimentos do corpo. Diz a Samsung que tem uma precisão de 97%.
Através de uma app, o Sleep Sense dá relatórios diários sobre a qualidade do sono. A app até pode enviar alertas aos amigos caso sejam detetados padrões anormais. O Sleep Sense interage com outros equipamentos para permitir as melhores condições para dormir. Pode desligar a TV se adormecermos ou mudar a temperatura do ar condicionado, por exemplo.
Baseado na informação recolhida, a app acompanha o metabolismo de cada pessoa e fornece relatórios sobre o que o utilizador pode fazer para melhorar os seus índices. E não é só tecnologia. A Samsung trabalhou com a Harvard Medical School para perceber como os índices recolhidos pelo sensor devem ser interpretados e como é que a informação médica é apresentada.
Mas esta é uma feira de Eletrónica de Consumo e a Samsung apresentou uma nova máquina de lavar que permite adicionar roupa mesmo depois do ciclo de lavagem se ter iniciado. Chama-se Add Wash. Segundo um relatório feito pela Samsung, 90% dos consumidores europeus ouvidos referiram já ter tido a necessidade de adicionar peças de roupa depois dos ciclos de lavagem terem sido iniciados.
Nos televisores, a fabricante coreana revelou que está a elaborar e a reforçar várias parcerias com fornecedores e produtores de conteúdos em Ultra Alta Definição. A Netflix, que chega a Portugal no próximo mês, é uma das empresas que está a disponibilizar alguns conteúdos nessa elevada resolução. Na Alemanha, há um canal que vai começar a emitir em UHD durante todo o dia.
Os novos televisores da Samsung já vão suportar HDMI 2.0 para poder receber conteúdos UHD a partir das mais variadas fontes. Principalmente do novo player Blu-Ray da Samsung que tem um design curvo vai estar disponível no início do próximo ano.
Nos conteúdos, a grande novidade é o Gamefly Streaming, um novo serviço de streaming que permite jogar diretamente no televisor sem ser necessário qualquer dispositivo. Infelizmente, a Samsung não revelou mais dados sobre a disponibilidade deste serviço.
Em termos de som, há mais três colunas de 360 graus que têm, como principal novidade, a integração de um painel tátil para o fácil controlo das funcionalidades. R5, R3 e R1 vão estar disponíveis na Europa nas próximas semanas.
E também há automóveis
A Samsung explicou como o novo Car Mode for Galaxy vai melhorar a experiência de conduzir um automóvel. A app interage com o Mirror Link (plataforma suportada pelos fabricantes de automóveis) ou funciona sozinha. A ideia é que leia mensagens, veja o tempo e dê, por exemplo, informações de trânsito.
A Samsung em parceria com a Volkswagen, desenvolveu uma app para funcionar com os automóveis do fabricante alemão que permite saber onde o carro foi estacionado e, por exemlo, ligar o ar condicionado à distância. Tudo isto pode ser ligado, por exemplo, ao Gear S2, o novo relógio da Samsung que vai ser mostrado esta noite à imprensa europeia.