O Sesame vem responder a uma necessidade de um nicho de mercado que ainda não pode ususfruir das tecnologias mais recentes dos smartphones. O telefone que está a ser desenvolvido por investigadores israelitas há dois anos destina-se aos utilizadores incapacitados e que não podem usar as mãos para tocar nos ecrãs ou botões. «O Sesame é o primeiro smartphone desenhado para as pessoas que tem uso limitado das suas mãos ou que não as podem usar de todo. O equipamento oferece acessibilidade sem toque, num formato pequeno, móvel e elegante», explicam Oded Ben Dov e Giora Livne, citados pelo BGR.
O utilizador consegue controlar o Sesame com movimentos de cabeça ou comandos de voz. O telefone, com o hardware do Nexus 5, usa tecnologias de reconhecimento facial, de gestos e de voz para permitir aos utilizadores o controlo completo de todas as operações. O cursor é controlado pelos movimentos de cabeça, que são apreendidos pela câmara frontal.
O projeto está em recolha de fundos no Indiegogo e os fundadores precisam de 30 mil dólares para continuar com o desenvolvimento deste aparelho.