A Canopy Aerospace assinou um contrato de 2,8 milhões de dólares (cerca de 2,5 milhões de euros ao câmbio atual) com a Força Aérea dos EUA para desenvolver a próxima geração de sistemas de proteção termal para mísseis hipersónicos e sistemas de reentrada. Uma das principais características destes novos sistemas é que o aparelho é levado a ‘transpirar’, replicando um mecanismo de arrefecimento dos seres humanos e algo essencial no segmento militar, visto que estes mísseis podem ultrapassar a velocidade Mach 5 (1715 m/s ou 6174 km/h) e a temperatura chega a atingir os três mil graus centígrados.
Para operar nas condições extremas a que os mísseis hipersónicos estão sujeitos, a indústria recorre a sistemas de proteção termal feitos de cerâmica ou com estruturas compostas semelhantes. A abordagem da Canopy, para manter um bom desempenho e velocidade, sem que a temperatura conduza a degradação, passa por usar manufatura aditiva avançada de cerâmica e na qual o arrefecimento por transpiração melhora a resiliência termal. Isto leva a que os sistemas possam operar a velocidades mais elevadas e realizar manobras mais agressivas, noticia o Interesting Engineering. A transpiração do míssil não passa do expelir de um fluido altamente pressurizado a partir da sua ponta e que rapidamente evapora, criando uma camada protetora isoladora.
O conceito já foi alvo de estudos profundos e é visto também como um fator que ajuda na verdadeira reutilização de objetos retornados de órbita e de trajetórias balísticas.
Outra perspetiva que este investimento vai ajudar a desenvolver passa pelo desenvolvimento de um sistema de monitorização de fibra ótica em elevada temperatura. Atualmente, o voo hipersónico e as reentradas criam uma camada de plasma em torno do veículo que acaba por prejudicar o funcionamento dos sensores tradicionais e dificultar os protocolos de comunicação. Com o Smart TPS, pretende-se criar um design para os sistemas futuros, com sensores integrados no sistema de proteção termal e tornando as plataformas mais sensíveis ao ambiente circundante com maior precisão.