A Isar Aerospace foi cofundada por Daniel Metzler e conta com Bulent Altan, um engenheiro aerospacial que trabalhou na SpaceX logo depois de ter saído da Universidade e teve um papel fundamental no desenvolvimento do sistema de aviação do Falcon 1 e dos foguetões Falcon 9. O grupo, que criou a startup alemã Isar Aerospace, focou os esforços em desenvolver um motor primeiro, o Aquila, alimentado a propano e oxigénio líquido.
Segundo o ArsTechnica, são nove motores Aquila que irão alimentar o primeiro foguetão Spectrum da empresa. O primeiro voo deve conseguir transportar até 1000 quilos para a baixa órbita terrestre e a Isar deverá cobrar cerca de dez mil dólares por quilo.
A startup contou com uma ronda de recolha de capital de investimento em agosto de 2018, onde conseguiu angariar verbas suficientes para construir as instalações de teste em Munique, finalizar o desenho do veículo e trabalhar no sistema de propulsão. Em 2019, mais 17 milhões de euros permitiram à Isar crescer de 25 para 100 funcionários e acelerar o processo de construção de motores Aquila.
Os testes integrados ao motor devem estar concluídos em meado de 2021 e a Isar pretende trabalhar na qualificação do Aquila até ao fim de 2021. Metzler explica o objetivo é fazer o primeiro lançamento em 2022, com a localização ainda por definir.
Os fundadores da Isar acreditam que a Europa terá capacidade de suportar pelo menos uma empresa para lançamentos de pequenos satélites. O Spectrum é ainda mais pequeno do que o Vega C, o rocket mais pequeno da Arianespace, mas também irá custar cerca de um terço do preço daquele foguetão. A vantagem da Isar é que os clientes europeus não terão de recorrer aos serviços da Rússia, EUA ou Índia para fazer lançamentos espaciais.