A Renault apresentou um sistema de carregamento sem fios para veículos elétricos que, segundo a marca, é capaz de carregar a uma potência de 20 kW em veículos que se deslocam a 100 km/h. A demonstração foi realizada numa pista de ensaios com um comprimento de 100 metros em Versalhes, uma cidade perto de Paris.
O projeto chama-se FABRIC, foi concebido em parceria com a Qualcomm Technologies e a Vedecom com o objetivo de analisar a fiabilidade do carregamento dinâmico como um meio que possa ser utilizado para aumentar a difusão de veículos elétricos, informa o comunicado da Renault.
«Queremos carregar os veículos elétricos sem necessitar de fios. Esta demonstração de carregamento dinâmico é a incarnação desta ideia», explica Steve Pazol, Vice-Presidente e Diretor-Geral da Wireless Charging, Qualcomm Incorporated.
O projeto teve início a janeiro de 2014 e deverá terminar a dezembro deste ano, e no total conta com um consórcio de 25 parceiros, onde estão incluídos fabricantes automóveis, fornecedores de equipamento, fornecedores de serviços e organismos de pesquisa sobre infraestruturas automóveis, de estradas e energia.