Ricardo da Silveira Cabral é o vencedor do Prémio Científico IBM referente a 2014. O investigador açoriano, que se doutorou em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pelo programa conjunto do Instituto Superior Técnico e da Carnegie Mellon University (CMU), dos EUA, foi premiado pela autoria do trabalho intitulado “Unificação de modelos low-rank para problemas de aprendizagem visual”.
«A tese de doutoramento de Ricardo da Silveira Cabral visa dar mais um passo na área da visão computacional, ao pretender levar o computador a ver como os humanos», refere o comunicado da IBM sobre o vencedor daquele que é, provavelmente, o mais antigo prémio científico para a área das tecnologias atribuído em Portugal.
Durante a sua investigação, Ricardo da Silveira Cabral desenvolveu uma metodologia que permite combinar dois modelos de aprendizagem: um modelo que já conta com mais de 30 anos de uso e outro que é mais recente.
A investigação pode ter aplicação na área da robótica, arquitetura, realidade virtual, efeitos especiais, navegação e mapeamento de território. Não é só a IBM que tem dado o devido reconhecimento a Ricardo da Silveira Cabral. Atualmente, o investigador português trabalha na Apple. Antes já havia trabalhado na Google – onde ajudou a onde ajudou a criar o Indoor Maps.