O CEO da SpaceX, Elon Musk, pretende reutilizar os rockets que são usados nas missões de transporte de carga e passageiros para a Estação Espacial Internacional. A empresa está a trabalhar numa forma de reaproveitar os rockets, não permitindo que estes caiam sobre o mar e tentando fazer com que aterrem, por exemplo, num barco.
Num teste realizado nestes dias, a empresa tentou recuperar os rockets usados na primeira fase do lançamento do Falcon 9. A SpaceX colocou uma barcaça ao longo da costa da Florida, numa tentativa de fazer com que os rockets aí caíssem. A missão de transporte de carga foi bem sucedida, mas o rocket embateu com violência na barcaça e acabou por se destruir, explica o NewScientist.
As condições de visibilidade não permitiram gravar o momento em vídeo, mas sabe-se que a SpaceX irá proceder a uma análise detalhada do ocorrido para melhorar em futuros lançamentos.
A possibilidade de reutilizar os rockets vai tornar este tipo de expedições mais baratas, acelerando a corrida ao espaço.