
Ironicamente, a Roménia é o berço do vampiro mais famoso da História e foi precisamente naquele país que se anunciou uma criação sanguínea que pode mudar o mundo. Segundo o Medical Daily, a equipa de Radu Silaghi-Dumitrescu usou uma proteína encontrada em criaturas marinhas, misturada com água e sais. A hemeritrina foi usada com resultados melhores do que os que foram conseguidos com a hemoglobina. Esta última é usada para transportar oxigénio no sangue de quase todos os seres vivos. O sangue artificial criado com hemoglobinas não resiste bem às transfusões e é aí que a hemeritrina ganha pontos.
«As pessoas estão a tentar produzir sangue artificial como substituto temporário para o sangue há décadas», explica Silaghi Dumitrescu ao Mashable.
Os testes em ratos correram bem e não houve registo de quaisquer efeitos secundários. Os investigadores vão agora tentar conseguir a aprovação para realizar testes em seres humanos. No futuro, a descoberta pode dar origem a sangue instantâneo, que pode ser preparado só juntando água a uma mistura pre-preparada.