Philip Kotler, conhecido como o pai do marketing, dizia que conquistar um novo cliente custa até sete vezes mais do que manter um antigo. Afinal, um cliente já convertido pela marca não precisa ser novamente educado ou conduzido pelo funil de vendas, o que representa uma possibilidade de aumentar a faturação sem necessidade de grandes investimentos.
Neste cenário, a automação de marketing é uma ferramenta cada vez mais utilizada por empresas para melhorar a eficiência das suas campanhas de fidelização de clientes, conhecidas como “loyalty”. Na E-goi Digital Solutions – empresa especializada em automação de marketing omnicanal e soluções à medida – o programa de loyalty automatizado, utilizado principalmente em marcas de e-commerce e retalho, aumentou em até 15% o ticket médio das vendas. Dados da consultoria McKinsey também demonstram que as empresas que usam a automação de marketing têm um aumento de até 10% na receita anual e uma redução de até 30% nos custos de marketing.
“Quando personalizadas de acordo com os interesses e necessidades do cliente, as estratégias de fidelização são capazes de criar experiências de marca mais envolventes, o que leva a uma maior satisfação e lealdade do consumidor. Ele torna-se um verdadeiro embaixador da marca e, por estar satisfeito, recomenda os produtos ou serviços a outras pessoas. Desta forma, a relação será mais a longo prazo, a um custo menor e com um ticket médio maior”, explica a account manager da E-goi Digital Solutions, Andreia Botelho.
Se antes os programas de fidelização envolviam cupões, cartões ou outro tipo de objeto físico para comprovar a adesão, hoje a digitalização trouxe mais agilidade, controlo e inteligência ao processo. As empresas podem monitorizar o desempenho de seus programas com base em dados em tempo real, com possibilidade de ajustes instantâneos para maximizar o retorno sobre o investimento. A automação de marketing também ajuda as marcas a entender melhor os seus clientes e identificar possíveis riscos de abandono, tomando medidas preventivas para manter a sua lealdade.
Segundo Botelho, “a tecnologia, por meio da inteligência artificial e do smart-wifi, por exemplo, permite enviar uma oferta relacionada a um produto já adquirido pelo cliente online assim que ele se aproximar da loja física. Num cenário hiperconectado, com elevada concorrência, é preciso ir além do tradicional. Unificar os dados, segmentar a base, automatizar campanhas e criar um sistema de loyalty é um caminho de sucesso para as empresas explorarem”, destaca a account manager da E-goi Digital Solutions.