Nos anos 80 começámos a desconfiar que a vida daí para a frente ia ser difícil sem um assistente pessoal. Senhoras louras de saia-casaco eram a versão nova-iorquina. Na televisão havia um carro que falava, mantinha o seu dono longe de apuros e dava pancada nos seus inimigos. Já a versão da vida real incluía agendas eletrónicas e relógios nos quais conseguíamos gravar números de telefone, moradas e uma lista de tarefas. Quem era criança nesse tempo talvez tivesse preferido um futuro com carros falantes, mas a verdade é que a versão da vida real ganhou a corrida: o smartwatch é a ferramenta essencial dos tempos modernos. Se ainda não tem um, saiba que com o novo Xiaomi Watch S1 Active não há como errar.

Um assistente pessoal que é também um personal trainer. Este smartwatch da Xiaomi faz chamadas, liga-se à Alexa da Amazon e ainda dá uma olhadela à saúde do utilizador. A primeira diferença está no aspeto: o seu mostrador redondo constitui uma mudança refrescante face ao típico mostrador retagular, num look desportivo que tem qualquer coisa de revivalista, fazendo lembrar um cronógrafo. Concebido a pensar em quem tem uma vida focada no fitness, mas não quer comprometer o estilo, o Xiaomi Watch S1 Active tem um design vibrante, colorido e personalizável. Uma luneta metálica enquadra o ecrã AMOLED “Always On” de 1,43″, que assegura durabilidade num corpo ultraleve. Estão disponíveis seis cores para a bracelete (branco, preto, azul, amarelo, verde e laranja), bem como um UI customizável com mais de 200 mostradores perfeitos para expressar o seu estilo e estado de espírito.

O Xiaomi Watch S1 Active tem dois botões, um lateral superior que acede ao menu e um lateral inferior que permite escolher uma das 117 modalidades de fitness ou dos 19 modos profissionais. Às vezes nem é preciso escolher, já que este smartwatch entra automaticamente em ação quando deteta uma caminhada ou corrida, seja ao ar livre ou numa passadeira. O GPS de banda dupla significa que o relógio permanece sempre ligado e, com a resistência à água 5ATM, os utilizadores podem manter as suas rotinas tanto à chuva como ao sol.
Com uma bateria que pode durar até 12 dias de uso típico ou 24 no modo de poupança, é mais que certo que nenhum dos seus treinos vai ser interrompido com o aviso de bateria fraca. A carga é feita com um carregador magnético.
Para emparelhar o seu Xiaomi Watch S1 Active com o seu smartphone basta fazer o download da aplicação Xiaomi Mi Fitness, o que permitirá fazer chamadas Bluetooth e organizar a sua vida através da Alexa, a assistente de voz da Amazon, tudo enquanto está em movimento.
Para além das funcionalidades desportivas, o Xiaomi Watch S1 Active também mantém um rastreio melhorado da saúde e aptidão física do utilizador, monitorizando, por exemplo a saturação de oxigénio no sangue SpO2. Útil até nos momentos de repouso, este smartwatch analisa as diferentes fases de sono do utilizador, vigiando os seus padrões de descanso. E ainda monitoriza o ciclo menstrual das utilizadoras. O dispositivo é compatível com as aplicações Strava e Apple Health.
O Xiaomi Watch S1 Active está disponível por 199,99 euros.
Depois de se habituar a ele, difícil vai ser tirá-lo do pulso para o carregar.