Um projeto liderado por uma equipa alemã e com investigadores europeus pretende quebrar barreiras tecnológicas e físicas na exploração espacial e visa a utilização de submarinos para procurar vida em grandes corpos de água, como os oceanos da lua Europa ou do satélite natural Enceladus. A equipa quer testar os submarinos aqui na Terra, por baixo do gelo do Antártico.
A iniciativa visa colocar uma embarcação principal, a TRIPLE-nanoAUV 2 (onde TRIPLE significa Technologies for Rapid Ice Penetration and subglacial Lake Exploration e UAV representa Autononomous Underwater Vehicle) que será responsável por ‘disparar’ vários pequenos submarinos dedicados à exploração das profundezas dos oceanos. Cada mini-submarino mede cerca de 50×10 centímetros e tem uma sonda capaz de derreter gelo para poder movimentar-se. Para assegurar carregamento de bateria e transmissão de dados, há uma estação de ancoragem chamada Launch and Recovery System.
A coordenação deste projeto está a cargo do MARUM, Center for Marine Environmental Sciences, da Universidade de Bremen e toda a linha TRIPLE está a ser coordenada pela Agência Espacial da Alemanha.
Os testes em Terra estão marcados para 2026, com a exploração de corpos de água localizados sob mais de quatro mil metros de gelo. “O novo sistema autónomo é único e deve tornar possível o estudo de oceanos de água líquida sob as superfícies geladas da lua de Júpiter Europa e da lua de Saturno Enceladus. A miniaturização é o desafio principal no desenvolvimento, com a sonda a ser responsável pelo tamanho total. Adicionalmente, todos os componentes têm de ser capazes de resistir a elevada pressão debaixo de água”, conta Ralf Bachmayer, que lidera o projeto.
Recorde-se que a NASA tem preparada uma missão para explorar Júpiter já em outubro de 2024.