Ora ora, se não é mais um artigo sobre Inteligência Artificial (IA). Pois é, atualmente não há como escapar deste tema. Como CEO da E-goi – plataforma especializada em marketing omnicanal e inteligência artificial, não consigo recusar-me a abordar esta temática.
A IA está em todo o lado – nas notícias, nas tendências e, principalmente, no ambiente de trabalho. Numa pesquisa realizada pela Live Person com líderes empresariais, 91% dos entrevistados afirmaram acreditar que a IA poderia melhorar a experiência dos clientes.
Hoje, mais do que discutir esta ferramenta que está sempre em destaque, gostaria de salientar como pode ser utilizada para aprimorar a experiência do consumidor.
Desde a análise de grandes volumes de dados, a aprendizagem de padrões e a fornecimento de percepções valiosas, uma das contribuições mais significativas da IA está, precisamente, no poder da personalização e da eficiência na experiência do consumidor.
Gostaria, então, de destacar três pontos principais da utilização da IA na experiência do cliente:
- Personalização: principalmente nas recomendações e conteúdos personalizados;
- Chatbots para Atendimentos: permitindo atendimento 24/7 e suporte para um grande volume de consultas em simultâneo;
- Análise de dados: para previsões, tendências e segmentação avançada.
Como a IA não é mágica, para implementar as suas soluções nos negócios e melhorar a experiência do cliente, é necessário: definir objetivos claros, escolher tecnologias adequadas, formar equipas e nunca esquecer de monitorizar e ajustar.
Para mitigar estes riscos, recomendo uma abordagem gradual na implementação da IA, sempre mantendo um equilíbrio entre automação e interação humana.
Também é importante lembrar que a IA pré-construída, num botão de ligar ou desligar, pode funcionar em alguns casos, mas também poderá deixar um potencial imenso por aproveitar, porque não são usados modelos ajustados a um negócio e desafio específico.
Além disso, é importante estar atento aos desafios legais e éticos. O Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD) aqui na Europa e leis semelhantes em outros países exigem transparência no uso de dados pessoais. Além disso, questões como viés algorítmico e privacidade são preocupações crescentes.
Não poderia terminar este artigo de outra forma senão a ressaltar que a IA oferece um potencial imenso para melhorar a experiência do cliente, desde a personalização avançada até um atendimento mais eficiente. No entanto, considero essencial alertar para que as empresas abordem a sua implementação de forma ética e responsável, sempre colocando as necessidades e direitos dos consumidores em primeiro lugar, sem esquecer que o atendimento humano também é essencial.
Como líder no setor de marketing omnicanal, na E-goi, estamos comprometidos em desenvolver soluções de IA que não apenas impulsionem os negócios, mas também respeitem e valorizem cada cliente individual. O futuro da experiência do cliente é promissor, e a IA está no centro desta revolução. Se precisar de ajuda, a equipa da E-goi está à sua disposição. Conte connosco.