Investigadores da DeepMind combinaram um braço robótico industrial ABB IRB 1100 com um software de Inteligência Artificial personalizado para criar um robô capaz de jogar ténis de mesa com humanos. Nesta fase, os jogadores mais profissionais ainda conseguem derrotar a máquina, mas o robô venceu 45% de todas as partidas jogadas.
No estudo publicado no arXiv, a equipa escreve que “este é o primeiro agente robótico capaz de praticar desporto a um nível humano”. O trabalho envolveu 29 participantes humanos com diferentes níveis de perícia a jogar ténis de mesa, desde amadores a especialistas. O robô conseguiu vencer 100% das partidas contra os iniciantes e apresentou uma taxa de vitória de 55% contra os jogadores com um nível de habilidade intermédia.
O sistema envolve um braço robotizado com seis graus de liberdade montado em duas pistas lineares, o que lhe permite movimentar-se livremente no plano bidimensional. A visão fica a cargo de câmaras de alta velocidade que rastreiam o posicionamento da bola e uma câmara de movimento que analisa os movimentos da raquete do adversário, explica o ArsTechnica.
Meet our AI-powered robot that’s ready to play table tennis. ????????
— Google DeepMind (@GoogleDeepMind) August 8, 2024
It’s the first agent to achieve amateur human level performance in this sport. Here’s how it works. ???? pic.twitter.com/AxwbRQwYiB
No cérebro desta máquina, está um algoritmo de IA que permite executar técnicas específicas deste desporto e que adapta a estratégia em tempo real ao estilo de jogo do adversário. Os investigadores contam que uma das novidades aqui foi o método de treino usado, com uma abordagem híbrida de reforço num ambiente simulado de física e com dados do mundo real.
A equipa analisou depois a experiência humana de se ter enfrentado um robô e concluiu que ”ao longo de todos os graus de aprendizagem e taxas de vitória, os jogadores concordaram que jogar contra o robô foi divertido”.
Para já, as lacunas são as bolas muito rápidas ou as que forem enviadas muito para cima, mas os investigadores pretendem conseguir rivalizar com jogadores humanos especialistas em breve.