Bem-vindos a mais uma edição da Exame Informática Semanal, a publicação exclusiva para assinantes que antecipa e complementa os conteúdos da revista mensal.
Destacamos nesta edição o primeiro contacto com o Huawei Mate Xs, o primeiro smartphone de ecrã dobrável da marca chinesa a chegar a Portugal. Como se previa, o Mate Xs não inclui serviços Google, o que significa que não vem com apps como a Play Store (acesso à loja de aplicações da Google), G-Mail ou Assistente Google. Mas será que a tecnologia impressionante da Huawei compensa estas falhas? Estará a loja da Huawei à altura da concorrente da Google? Uma coisa é certa, a marca chinesa continua a liderar na inovação do hardware, mas vive momentos complicados graças ao bloqueio imposto por Trump. O que até já se nota no mercado português, como explica Rui Rocha Ferreira.
E por falar em formatos inovadores, o Citroën Ami foi apresentado pela marca francesa como um veículo com o potencial para revolucionar a mobilidade nos centros urbanos europeus. Já me sentei ao volante deste veículo, que parece ter todas as características para atingir o objetivo proposto, a começar por um preço nunca antes visto num carro elétrico: 6900 euros. E sim, vai chegar a Portugal.
E por falar em coisas esquisitas, é estranho que apenas uma empresa tenha concorrido para desenvolver a tecnologia de ‘prova de vida’ que vai permitir utilizar a chave móvel digital através da autenticação com dados biométricos. Um processo explicado por Hugo Séneca.
Resumo da Exame Informática Semanal 138:
- Liveness da Chave Movel Digital foi adjudicado à única emprsa que entrou no concurso
- Xbox Series X tem 12 teraflops de desempenho
- A misteriosa minilua que orbita em torno da Terra
- Citroën Ami
- HP ELite Dragonfly em análise
- Tablet de bolso: Huawei Mate Xs
- Saiba como eliminar a conta Gmail
- Como limpar a cache do seu browser regularmente