O posicionamento de uma empresa é essencial para a sobrevivência da mesma. Através de uma atualização constante do conhecimento, muitas vezes fora do espetro considerado normal, o chamado ‘pensar fora da caixa’, os líderes têm um papel fundamental na motivação das suas equipas, retendo e atraindo os melhores talentos, para que as empresas se mantenham competitivas e sustentáveis a curto e longo prazo. Por outro lado, são o motor das organizações, definindo o caminho e desejado para as empresas.
De acordo com Ken Schmidt, ex-diretor de marketing e comunicação da Harley-Davidson, que se tornou lendário numa altura em que a empresa passou de ser um fabricante de motas em falência para uma marca com uma legião enorme de clientes, é necessário ter como prioridade o “domínio do mercado” onde se inserem. O consultor em estratégia de marca e marketing em empresas como a Nike, Intel, Volkswagen ou Microsoft revela que um dos pontos mais importantes neste aspeto é comunicar de forma memorável e, ao mesmo tempo, com uma mensagem relevante, em que não se assimile à concorrência nos diferentes canais de comunicação, em adição a uma cultura de trabalho que não só utiliza e percebe a mensagem da empresa, mas que também exibe e traz esse posicionamento para a vida real.
Já Martin Flaherty, ex-brand special-advisor e assessor direto do CEO da Coca-Cola, tendo sido responsável pela estratégia da marca durante alguns anos, refere que não é necessário competir através do preço, pois o que importa é ter um conhecimento profundo e detalhado do cliente para perceber o que realmente quer, precisa e a sua personalidade.
No fundo, o que realmente é relevante é ter uma mensagem claramente definida, facilmente compreendida e amplamente comunicada, relativa, também, a questões ambientais, de sustentabilidade e de gestão interna da organização.
Relativamente à gestão interna da organização, a atenção ao staff interno é, provavelmente o aspeto mais importante. É estritamente obrigatório que as pessoas com quem trabalha e que seleciona para trabalhar consigo, encarnam absolutamente os valores da empresa e o porquê de esta empresa importar para outras pessoas. O primeiro contacto com um representante de uma determinada empresa poderá fazer toda a diferença para que esse cliente permaneça, ou não, consigo. É uma questão de colocar o foco em manter as pessoas muito bem treinadas e engajadas com a empresa que representam e os valores da mesma.
Hoje em dia, todas as empresas, na sua generalidade, têm capacidade para oferecer o melhor produto, ao melhor preço, pelo que a diferença está na relação que os clientes têm com a marca e como esta se posiciona. As formações para executivos têm aqui um papel fulcral, pois oferecem as ferramentas necessárias para que os empresários tenham sucesso nesta premissa.
Infelizmente, não há nenhum segredo. Não há nenhum feijão mágico que possam plantar na terra que depois cresça e produza ouro. Ao invés, o que existe é um conjunto de disciplina e ações que bem executadas colocarão a sua empresa no caminho certo para atingir o estrelato.