Da autoria das jornalistas Margarida Vaqueiro Lopes e Cesaltina Pinto, o trabalho “As fénix renascem” faz uma viagem pela história de várias marcas nacionais que, apesar de terem estado quase desaparecidas, voltaram a dar cartas nos setores em que se inserem. Dos têxteis à cerâmica, da cosmética ao calçado, Portugal tem vários exemplos de marcas e empresas que, ao longo dos anos, foram sobrevivendo e ganhando escala dentro e fora de portas.
A reportagem foi a grande vencedora da 5.ª edição dos prémios Jornalismo que Marca, promovido pela Centromarca – Associação Portuguesa de Empresas de Produtos de Marca, cujo resultado foi anunciado esta manhã, durante a conferência Redesenhar o Futuro das Marcas, promovida pela mesma instituição, em Lisboa. A distinção destaca trabalhos jornalísticos sobre áreas relevantes para os consumidores, mercado e produtos de marca.

Foi ainda atribuída uma menção honrosa à jornalista Inês Rocha, pela investigação ‘Pegada Digital’, publicada em abril do ano passado pela Rádio Renascença. Esta série de oito peças inclui texto, infografia, ilustração e música original e foca-se na forma como os dados dos consumidores são tratados por empresas e entidades do Estado.
Pedro Pimentel, Diretor-Geral da Centromarca, disse na cerimónia da entrega dos prémios que “todos os anos, o Prémio Jornalismo Que Marca tem apoiado jornalismo rigoroso, fundamental para o bom funcionamento do mercado e para uma tomada de decisão informada pelos consumidores. Agradecemos a todos os participantes desta e das edições anteriores, não só pelas excelentes peças que têm apresentado a concurso, mas também pelo trabalho de qualidade que desempenham todos os dias”.
A EXAME soma, assim, 15 prémios recebidos nos últimos 5 anos, incluindo três Grandes Prémios de Jornalismo Económico Santander / UNL, o mais importante reconhecimento para o jornalismo económico nacional.