A Feedzai está no pelotão da frente das tecnológicas que a nível mundial disputam o mercado de software da inteligência artificial aplicada à segurança e combate à fraude nos pagamentos. Quem o diz são os últimos estudos das consultoras Gartner e Forrester. A tecnológica portuguesa, sediada em Coimbra, tem vindo a desenvolver um software altamente sofisticado, que é capaz de reduzir os riscos inerentes às compras online e às operações bancárias, detetando fraudes em tempo real através de análise histórica e comportamental dos dados da organização. Por ser um elemento fundamental para que haja comércio eletrónico seguro, a startup portuguesa colabora com algumas das maiores empresas do mundo de várias indústrias, como banca, telecomunicações, comércio e retalho. Por exemplo, a Feedzai monitoriza diariamente mais de três mil milhões de dólares em transações. E um em cada cinco dos 25 maiores bancos de todo o mundo utiliza a sua tecnologia. Só o seu primeiro cliente de banca, a Capital One, tem mais ativos do que todos os bancos em Portugal juntos.
Por atuar numa área de vanguarda, o negócio da empresa, liderada por Nuno Sebastião, disparou nos últimos anos, tendo superado a barreira de 130 milhões de dólares (118 milhões de euros) em contratos em 2016, o que resulta num crescimento superior a 100% face a 2015. Perante este desempenho, a Feedzai acelerou o recrutamento de especialistas na área de engenharia e de cientistas de dados (data science). No final de 2016 tinha 150 colaboradores, ou seja, mais 70 que no ano anterior, mas pretende contratar mais 200 nos próximos anos, acompanhando a expansão global. A empresa tem escritórios em Lisboa, Porto, Coimbra, Londres, Nova Iorque e San Mateo (Califórnia) e recebeu investimento de capital de risco de investidores internacionais como a OAK HC/FT, Sapphire Ventures, Data Collective e Citi Venture.
Este artigo é parte integrante da Exame de Junho de 2017