A hiperpigmentação manifesta-se por manchas escuras na pele que lhe conferem um aspeto pouco uniforme, afetando mais as pessoas com pele morena do que clara. Trata-se de uma condição de pigmentação causada por um aumento da quantidade de melanina – o pigmento natural que dá cor à pele, à íris (olhos) e ao cabelo – ou pela sua distribuição desigual na pele. A função principal da melanina no corpo humano é assegurar a proteção contra os efeitos nocivos dos raios ultravioleta no núcleo das células, podendo dizer-se um filtro eficaz da absorção da luz solar.
A origem das hiperpigmentações é multifatorial. Ou seja, o seu aparecimento é influenciado por vários fatores:
- Predisposição genética
- Exposição à radiação solar (radiação UV e luz visível)
- Alterações hormonais
- Estados irritáveis frequentes da pele
- Traumas repetidos ao longo do tempo
- Fatores ambientais
Impacto na qualidade de vida
Levando ao aparecimento de manchas castanhas, a hiperpigmentação pode afetar várias regiões do corpo como o rosto – com especial incidência na testa, bochechas, lábios e contorno dos olhos –, pescoço, decote, costas das mãos, cotovelos, joelhos, parte interna das coxas, zona íntima, axilas e outras dobras cutâneas.
Uma vez que tende a ser permanente e incidir em zonas visíveis, o que a torna incomodativa a nível estético, a hiperpigmentação pode ter um impacto negativo na qualidade de vida de uma pessoa. Afeta diretamente a forma como se vê e como é percebida pelos outros, levando quase sempre a uma diminuição da autoconfiança e da autoestima.
Consulta médica
Para uma abordagem multidisciplinar na prevenção e tratamento da hiperpigmentação, é imprescindível a consulta com o médico dermatologista que, através do diagnóstico, vai orientar o tratamento com vista a resultados mais eficazes a longo prazo.
Tratar o problema: técnicas e produtos tópicos
Os dermatologistas utilizam atualmente várias técnicas para tratar as hiperpigmentações, incluindo peelings químicos, tratamentos lasers, entre outros. No entanto, é fundamental complementar esses procedimentos médicos com uma abordagem tópica, através da aplicação de produtos específicos para a pele.
Os produtos tópicos têm várias funções no cuidado da hiperpigmentação, desde a remoção da melanina depositada na superfície da pele e a promoção da renovação epidérmica, à regulação do processo de melanogénese – processo fisiológico de pigmentação da pele, um mecanismo de defesa à exposição solar.
Os produtos destinam-se ainda a restaurar a função da barreira da pele, impedindo que as irritações e traumas repetidos levem ao aparecimento das manchas castanhas, e a proteger da radiação UV e luz visível e dos fatores externos, como a poluição.
A solução despigmentante corporal eficaz para áreas sensíveis
A gama Neoretin é uma referência eficaz no combate às hiperpigmentações, demonstrada em vários estudos científicos. Lança agora um novo produto despigmentante para as manchas corporais, apropriado para as áreas sensíveis.
Formulado com ingredientes com ação despigmentante, renovadora e que promove o reforço da barreira cutânea, o novo Neoretin Áreas Sensíveis para o corpo é uma loção despigmentante especifica para corrigir as hiperpigmentações e uniformizar a pele, isenta de perfume e com rápida absorção.
Atuando de forma eficaz nas manchas castanhas do corpo, a sua tolerância permite que seja utlizado mesmo nas áreas mais delicadas: virilhas e parte interna das coxas, cotovelos, joelhos e axilas. A pele recupera a sua função barreira, tornando-se mais hidratada, mais iluminada e com um aspeto mais uniforme.
A fórmula completa de Neoretin Áreas Sensíveis permite atuar a três níveis diferentes: ação despigmentante, que impede a síntese de melanina graças ao ácido tranexâmico e ácido azeláico; ação renovadora, que permite a eliminação da pigmentação depositada à superfície cutânea, fruto da associação do ácido lactobiónico à Retinsphere Technology (sistema patenteado de libertação modificada de retinoides); ação restauradora da função barreira cutânea, pela presença de Niacinamida a 5%.
Como utilizar Neoretin Áreas Sensíveis?
Aplicar de manhã e à noite na pele limpa das zonas íntimas (virilha), dobras cutâneas (axilas), joelhos ou cotovelos
Adoção de bons hábitos
São rotinas simples e essenciais na prevenção da hiperpigmentação, mas também na manutenção de bons resultados:
- Uso diário de protetor solar, optando por fotoprotetores que ofereçam proteção contra diferentes tipos de radiação, incluindo UV e luz visível.
- Na alimentação, tal como nos produtos cosméticos, a preferência deve incidir pelos que contêm vitaminas. Especialmente as vitaminas C e E por serem antioxidantes.
Se sofre de hiperpigmentação, descubra a gama completa da Neoretin e aconselhe-se junto do seu dermatologista sobre qual a melhor abordagem a seguir.