Foi em plena pandemia que Chitra e Roman Stern, já com provas de sucesso dadas como empreendedores nas áreas da hotelaria em Portugal, com a rede Martinhal, decidiram abrir a United Lisbon International School (ULIS), perto do Parque das Nações. Quatro anos depois, a escola que disponibiliza educação internacional do pré-escolar ao 12º ano, vê o seu primeiro grupo de graduados receber o diploma e anuncia um plano de expansão do campus para se transformar numa das maiores escolas internacionais urbanas da área da Lisboa. Mas já lá vamos.
Usufruir do “distrito tecnológico” da capital
A escolha do local para abrir a escola não foi ao acaso. Junto ao dinâmico Parque das Nações, estamos no coração do emergente “distrito tecnológico” de Lisboa, onde vários pesos pesados da área têm a sua sede, como a Microsoft, Vodafone, Novabase ou Feedzai.
Não muito longe dali, encontramos o Hub Criativo do Beato, onde foi criada a Lisbon Unicorn Factory, iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa para impulsionar startups na cidade. “Estes são desenvolvimentos importantes para nós na ULIS, uma vez que um dos pilares da nossa visão para a escola é a tecnologia”, revela Chitra Stern. Para a acionista e membro do conselho de administração da escola, “estar rodeado de empresas tecnológicas” é uma clara “vantagem” de futuro, já que estarão “melhor ligados a estas para estágios e projetos”.
Além da tecnologia, a Cidadania Global, o Empreendedorismo, as Artes e o Desporto são os outros pilares-base do desenvolvimento da ULIS, numa perspetiva de preparar os alunos para “o mundo de amanhã”.
Uma escola global
A diversidade é uma das bases para que a escola se afirme como “verdadeiramente internacional”. Por um lado, conta com alunos de 52 nacionalidades distintas, com maior peso para portugueses (20%), americanos, russos, chineses e ucranianos (10%). E por outro, um corpo docente multicultural, com anos de educação e experiência internacional, para que se torne num centro estimulante, com um ambiente enriquecedor.
“Este fator [de diversidade], juntamente com um forte clube de Modelos das Nações Unidas na escola contribui para o segundo pilar da visão da escola, a Cidadania Global”, explica Chitra Stern. O reforço desta ideia de globalidade nasce logo com o nome escolhido para a instituição – “United” (unidos), “porque só unidos podemos resolver problemas globais”, frisa.
United Lisbon International School em números
- +600 alunos
- 52 nacionalidades diferentes
- 20% alunos portugueses
- 10% americanos, russos, chineses e ucranianos
- +7300m2 de instalações novas a inaugurar este ano
Duplicação da área do campus
Em 2024, assinala-se o ano em que o primeiro grupo de 50 graduados ULIS do International Baccalaureate, acreditado ao nível internacional como Programa de Diploma IB (IBDP), como preparação para a universidade, recebeu o seu diploma. É também o ano em que a ULIS cresce, num processo de expansão que “anuncia uma nova era” da sua ainda curta história.
A escola entra numa fase de renovação e desenvolvimento de mais 7.300 metros quadrados de instalações, que conta inaugurar ainda este ano. Aqui incluem-se salas de aula, de convívio, laboratórios de ciências, espaço para atividades práticas, desportivas e um novo auditório com capacidade para 250 pessoas.
Além disso, os alunos poderão contar com mais 1000 metros quadrados de áreas desportivas ao ar livre, aos já existentes 6.500 metros quadrados. A renovação irá ajudar a duplicar a área atual da escola, tornando-a uma das maiores escolas internacionais urbanas na área de Lisboa.
Catalisador do grupo Dukes Education
O posicionamento da ULIS enquanto escola internacional de referência já está a dar frutos, com os primeiros finalistas que completaram o International Baccalaureate este ano a alcançar “excelentes resultados” e a entrada em algumas das universidades mais prestigiadas do mundo, nomeadamente: Duke, UPenn, Georgia Tech e Brown, nos EUA; King’s College London, Birkbeck, Manchester University, Cardiff University, Exeter University, Loughborough University, St. Andrews e Edinburgh University, no Reino Unido; Católica Lisbon School of Business and Economics, em Portugal; IE, em Madrid; University of Amsterdam, nos Países Baixos; e EHL Hospitality Business School, na Suíça.
A ULIS foi a primeira escola internacional parceria do Dukes Education Group fora do Reino Unido, um passo que serviu de catalisador para a expansão do grupo na Europa. “Tem sido um verdadeiro privilégio iniciar o nosso desenvolvimento internacional na ULIS”, afirma Aatif Hassan, fundador e presidente do Dukes Education Group. Para o responsável, tratou-se de uma “decisão fácil” estabelecer esta parceria. “Os nossos valores estão alinhados desde o primeiro dia e a visão da ULIS é fascinante. A ULIS já é uma excelente escola e esta próxima fase de desenvolvimento torná-la-á verdadeiramente competitiva a nível mundial”, remata.
Para Chitra Stern, este é um work in progress, confirmando que “ainda há muito a fazer para alcançar a visão sob a qual a escola foi criada”. Reconhece, no entanto, que isso só é possível fazendo “parte de um grupo internacional forte como o Dukes”.
Fique a conhecer melhor a ULIS e descubra como é que esta escola internacional inovadora está a preparar os seus alunos para o futuro.