A sustentabilidade na utilização dos recursos naturais está no ADN do Grupo Águas de Portugal (AdP) enquanto ator estruturante no setor do abastecimento de água e do saneamento de águas residuais. Assume, desta forma, o compromisso com a preservação da água enquanto recurso estratégico essencial à vida, somando a este valores como o equilíbrio e melhoria da qualidade ambiental, a equidade no acesso aos serviços básicos e a promoção do bem-estar através da melhoria da qualidade de vida das pessoas.
Fazer a diferença na vida das pessoas é o propósito do Grupo Águas de Portugal e as pessoas estão, precisamente, no centro de uma missão que acompanha o Grupo desde sempre: a sensibilização e educação para a sustentabilidade, visando fomentar a adoção de comportamentos mais sustentáveis no que respeita ao uso da água.
Este é um objetivo que prossegue através de campanhas de comunicação, de alcance nacional, mas também regional, da criação de centros de educação ambiental, bem como de programas de portas abertas, envolvendo a visita de técnicos às escolas e destas às instalações operacionais dos sistemas de abastecimento de água e de tratamento de águas residuais, para que os jovens possam testemunhar todo o ciclo virtuoso da água. A população escolar é, aliás, um foco especial destas iniciativas, espelhado no trabalho de proximidade que as empresas do Grupo, de norte a sul do país, desenvolvem junto das populações.
O denominador comum é incentivar práticas pedagógicas criativas e participativas, promovendo a literacia ambiental e evidenciando o valor da água, missão alinhada com as estratégias nacionais de Educação Ambiental (ENEA) e para o Desenvolvimento Sustentável (ENDS), no espírito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.
“Bons sonhos e um bom ambiente” com o ECOMAN

Em 2000, um super-herói ambiental incentivava os mais pequenos a cuidar da Terra com uma canção ritmada que os embalava antes de adormecerem. Emitida todas as noites em horário nobre, a série televisiva ECOMAN era divertida e educativa, chamando a atenção dos mais novos para os problemas ambientais do nosso Planeta, tendo sido premiada nacional e internacionalmente. Em 2006, o ECOMAN voltou num formato mais longo e para um público mais jovem.
Alerta contra o desperdício

Sabia que uma torneira aberta pode gastar 12 litros de água em apenas um minuto? Esta foi uma das mensagens veiculadas pela campanha de sensibilização pública “Água é vida – não a desperdice”, lançada este verão pela Águas de Portugal, Agência Portuguesa do Ambiente e ERSAR, com financiamento do Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente e Ação Climática. No centro está a necessidade de sensibilizar os portugueses para a urgência de fazermos um bom uso da água. E, por isso, a mensagem inicial foi reforçada com dados impactantes: se cada pessoa desperdiçar um minuto de água por dia, em Portugal, são 120 milhões de litros de água, o suficiente para satisfazer as necessidades básicas diárias de um milhão de pessoas. Aceda a mais informação no Portal da Água.
A jogar também se aprende

Porque a comunidade escolar é fulcral na estratégia de educação para a sustentabilidade, o Grupo Águas de Portugal aposta na produção de materiais didáticos que possam ser usados em ambiente escolar. É neste contexto que surge o AQUAQUIZ, um jogo pedagógico disponível num tabuleiro virtual, para ser jogado em sala de aula por alunos do 2º e 3.º ciclos do Ensino Básico. Hoje, este jogo tem mais de seis mil utilizadores, cerca de 600 escolas e mais de 45 mil jogos realizados. Este e outros suportes podem ser acedidos através do Portal da Água (portaldaagua.pt).
Mascotes da poupança

Para consciencializar as crianças para as questões associadas ao uso eficiente da água, a Águas do Algarve desenhou o “Desafio da Água – Poupança Sem Fronteiras”. O objetivo é cativá-los de forma divertida, tendo sido criadas duas mascotes – a Clarinha e o Salpico. As ações desenvolvidas são estimulantes e pedagógicas, numa viagem por temas como o ciclo urbano da água, a economia circular, as alterações climáticas e a preservação do ambiente de um modo geral. Em desafiodaagua.pt todos podem participar neste desafio!
O cano é que paga!

O nome desta campanha não deixa margem para dúvidas: “O cano é que paga”. O que está em causa é promover o uso eficiente da água na perspetiva do saneamento. Lançada em 2013 pela Águas do Centro Litoral, esta iniciativa envolve deste então ações em escolas e espaços públicos, bem como comunicação digital e nas redes sociais. Em pano de fundo, uma pergunta: “Sabe o que não deve ir para o esgoto?”. Porque são muitos os resíduos dos quais o “cano se queixa”: toalhetes, fio dentário, óleo alimentar usado, sacos de plástico, cotonetes, pensos rápidos…
O poder do humor

No entendimento de que o humor é uma ferramenta importante para chegar mais perto dos cidadãos, a Águas do Tejo Atlântico associou-se à Control para dar corpo a uma campanha digital. “Tens a certeza que sabes onde meter?” foi o mote para alertar a população de que não se devem deitar preservativos na sanita. O Instagram foi a plataforma escolhida para comunicar com criatividade e irreverência: “Não queremos saber o que fizeste na noite passada” ou “não deites tudo por água abaixo” foram algumas das mensagens.
ATPT – Água da Torneira Para Todos
Este projeto da Águas do Norte pretende sensibilizar o público infantojuvenil para o consumo da água da torneira e para o valor da água, enquanto recurso essencial à vida. Nas ações de sensibilização nas escolas são desenvolvidas diversas oficinas experimentais e focados temas como o ciclo urbano da água, os desafios das alterações climáticas, a importância do desenvolvimento sustentável, entre outros.
O teatro infantil “Torneira de Ideias”, integrado neste projeto, procura motivar para o consumo da água da torneira, promovendo esta prática como a mais sustentável, segura e saudável. A personagem principal da peça encontra uma torneira misteriosa de onde saem os objetos mais inesperados. Este teatro já visitou diversos municípios da área da abrangência da Águas do Norte, disseminando a sua mensagem a milhares de crianças.
Museu da Água

O Museu da Água da EPAL compreende quatro núcleos construídos entre os séculos XVIII e XIX, que representam um importante capítulo da história do abastecimento de água à cidade de Lisboa: Aqueduto das Águas Livres, Reservatório da Mãe d’Água das Amoreiras, Reservatório da Patriarcal e Estação Elevatória a Vapor dos Barbadinhos.
No edifício da Estação Elevatória a Vapor dos Barbadinhos está patente a exposição permanente que permite, por um lado, entender a relação existente entre os vários espaços que constituem este Museu e, por outro lado, conhecer uma multiplicidade de assuntos relacionados com a Água.
Centro de Educação Ambiental Água a 360º

Localizado em Lisboa, junto ao Edifício sede do Grupo Águas de Portugal, o Centro de Educação Ambiental Água a 360º tem como grande atração as visitas virtuais com tecnologia 3D que permitem aos visitantes conhecer uma ETA e uma ETAR, percorrendo todas as fases que a água percorre nestas instalações, seja para ser tratada para o consumo humano, seja para ser tratada para a reutilização ou rejeição, nas condições adequadas. O Centro recebe visitas de escolas mediante marcação. Mais informação.
Centro de Educação Ambiental da Tejo Atlântico

Conhecer, envolver e sensibilizar são as palavras-chave deste novo centro, aberto em 2020 na Fábrica de Água de Beirolas, em Lisboa. Neste espaço multiusos da Águas do Tejo Atlântico, são recebidas visitas, organizadas sessões de formação e momentos de partilha sempre com o objetivo de valorizar o recurso água e promover o seu uso eficiente. Mais informação aqui e aqui.
Descubra mais sobre o valor da água e outros projetos do grupo AdP.