Acaba de ser lançada a sétima edição do concurso CaixaResearch de Investigação em Saúde, da Fundação “la Caixa”, em colaboração com o BPI.
O objetivo é encontrar os melhores projetos de investigação em biomedicina e saúde, com prémios que podem chegar a 1 milhão de euros. Explicamos-lhe tudo o que precisa de saber para se candidatar.
Que áreas se enquadram no concurso?
Os projetos a concurso devem enquadrar-se nas seguintes áreas temáticas: neurociência; oncologia; doenças cardiovasculares e doenças metabólicas associadas; e doenças infeciosas.
Podem, também, ser apresentados projetos de criação e desenvolvimento de tecnologias facilitadoras nas quatro áreas temáticas anteriores, que se incluam nas categorias de microeletrónica e nanoeletrónica, ciências computacionais, megadados (big data), fotónica, nanotecnologia, biotecnologia, materiais avançados e sistemas de fabrico avançados.
Quem pode concorrer?
As propostas podem ser apresentadas sob duas formas: ou projetos individuais, apresentados por uma única organização de investigação, que, caso vençam, receberão apoio financeiro até 500 mil euros; ou projetos em consórcio de investigação, que, caso vençam, terão acesso a apoio até ao valor máximo de um milhão de euros.
Está a pensar em candidatar-se? Não perca a sessão informativa online a 11 de outubro.
No caso de consórcios, além da instituição candidata, é permitido um máximo de cinco membros. Estes membros devem ser instituições sem fins lucrativos dedicadas à investigação (centros de investigação, universidades, hospitais, etc.). Em qualquer dos casos, os projetos deverão ter um período máximo de execução de três anos.
Por outro lado, os projetos apresentados podem ser liderados por investigadores de organizações sem fins lucrativos sediadas em Portugal ou Espanha. O investigador principal da organização candidata deverá ser também o líder do projeto, que será responsável por apresentar a proposta e coordenar a sua execução. Já as organizações de investigação poderão ser quaisquer organizações de investigação sem fins lucrativos localizadas em qualquer país do mundo que levem a cabo as atividades do projeto. Nos projetos individuais, a organização de investigação é a organização candidata.
Qual o montante dos prémios?
Os projetos individuais vencedores receberão apoio financeiro até 500 mil euros. No caso, dos projetos em consórcio de investigação, terão acesso a apoio até ao valor máximo de um milhão de euros.
Poderão ser concedidos até 21 milhões de euros (montante sujeito a aprovação final pela Fundação La Caixa) para apoio dos projetos selecionados. O objetivo é distribuir este montante de forma mais ou menos equitativa pelas diferentes áreas temáticas, mas a distribuição definitiva dependerá sempre da qualidade e das características específicas das propostas apresentadas.
Como decorre o processo de seleção?
Durante o processo de avaliação, não constituirá critério de seleção o facto de as propostas serem apresentadas com carácter individual ou de consórcio de investigação, nem o de serem projetos de investigação de base, clínica ou translacional. Os únicos critérios de seleção válidos para avaliar as propostas são os descritos nas bases do concurso, que pode consultar no site da Fundação “la Caixa”.
O prazo para candidaturas termina a 16 de novembro, às 14 horas. De seguida, o processo de elegibilidade decorre de novembro a dezembro. A pré-seleção remota mediante avaliação por pares (peer review) processa-se entre janeiro e abril de 2024. Por fim, haverá uma avaliação presencial, em Barcelona, nos dias 23 e 24 de maio. O anúncio dos projetos selecionados será feito no final de junho de 2024.
Se está a pensar candidatar-se, não perca a sessão informativa online, de registo obrigatório, no dia 11 de outubro, às 10h30. Inscreva-se já.
Saiba mais sobre o CaixaResearch de Investigação em Saúde aqui.