Quem adora um destino à beira-mar e tem um lugar especial no coração para o Algarve, mas também gosta de variar, agora tem o melhor de dois mundos: o novo boutique-hotel AP Dona Aninhas, em Viana do Castelo. Localizado no centro histórico da cidade, este hotel acaba de abrir portas, e toda a gente sabe que não há nada melhor do que aquele delicioso cheiro a hotel novo. Por isso, se quer um conselho, não espere pelas férias de verão. Reserve já um fim de semana e seja um dos primeiros a conhecer o AP Dona Aninhas.

Quatro estrelas cheio de charme, o AP Dona Aninhas é a primeira unidade do grupo AP Hotels & Resorts situada no Norte. Todas as outras unidades ficam no Algarve: Albufeira, Tavira, Faro e Portimão. Cada um destes hotéis tem uma identidade própria. Aqui, em Viana do Castelo, os 64 quartos e suítes remetem para a cultura da terra, com inspiração em três temáticas: navegadores, filigrana e bordados de Viana.
O AP Dona Aninhas tem uma atmosfera clássica e requintada. A decoração do bar & lounge denuncia um toque de Art Déco. Quase podemos imaginar Gabriel García Márquez, numa mesa de canto, a compor uma crónica na sua máquina de escrever, enquanto olha para um uísque em busca da palavra que se lhe escapa.

Os quartos são elegantes e confortáveis, com cores quentes e texturas reconfortantes, como o veludo e a madeira cor de mel. Se tiver força de vontade para sair deste aconchegante casulo, será recompensado. O restaurante do AP Dona Aninhas promete surpreendê-lo com sugestões do chef e várias opções, que dão destaque à gastronomia regional e nacional.
Se o seu objetivo for descansar e recuperar a força anímica, saiba que tem ao seu dispor uma ampla gama de massagens e tratamentos. O AP Dona Aninhas tem uma zona de lazer e de relaxamento, devidamente equipada com piscina interior, sauna, banho turco e jacúzi.

Se preferir passear, também está no sítio certo. Pode começar o dia a visitar o famoso Santuário do Monte de Santa Luzia. Chegando lá, suba no Funicular de Santa Luzia, outra atração vianense. Desfrute da arquitetura da cidade, com os seus inúmeros museus e igrejas. Não deixe de visitar o Museu do Traje de Viana do Castelo e o navio-hospital “Gil Eannes”. No dia seguinte, vá até à praia do Cabedelo. Se é fã de caminhadas, saiba que a cidade oferece diversos caminhos pedestres, com uma série de trilhos entre o mar, rio e montanha. Viana do Castelo é, afinal, uma das cidades mais importantes dos vários roteiros portugueses dos caminhos de Santiago.
Ao ir em agosto, aponte para dia 20 e apanhe a mais tradicional festa de Viana: a Romaria em Honra de Nossa Senhora da Agonia. O ponto alto é o Desfile da Mordomia, com centenas de mulheres – mordomas da Senhora da Agonia – a desfilar com os trajes típicos e quilos de fios de ouro e filigrana, pendurados ao pescoço.
Deixe-se levar pela animação e, à noite, regresse ao conforto do AP Dona Aninhas.