Dormir devia ser a coisa mais fácil do mundo. Todos os animais dormem. Desde os tatus, que passam a maior parte do dia a dormir, às girafas, que gerem a sua vida social com escassas duas horas de sono. Para o ser humano, que encaixa alegremente no meio, já foi mais fácil acertar na hora de ir para cama. Quando o sol se punha era tempo de largar a moca, pousar a enxada, guardar a pena e o tinteiro, e ir dormir apenas para regressar ao mundo dos vivos quando o sol voltasse a aparecer. A eletricidade mudou tudo isso. Agora trabalhamos pela noite fora, vemos filmes, viajamos. Ou isso ou estamos demasiado stressados para conseguirmos adormecer. Assim não dá para continuar.
Durma bem, pela sua saúde!
Há muito que os especialistas da Emma – The Sleep Company se preocupam em contrariar esta tendência. Para isso têm vindo a realizar diversas pesquisas sobre como uma boa noite de sono pode ajudar a manter o bom humor, promover uma interação social positiva, melhorar o desempenho no trabalho e na atividade física. Os resultados são evidentes: acordar descansado e energizado é meio caminho andado para termos energia para enfrentar todos os desafios do dia, sejam físicos, intelectuais ou emocionais. Uma noite bem dormida ajuda a melhorar as competências motoras e apura o nosso raciocínio e concentração. De acordo com investigações da Universidade de Stanford, atletas que dormem pelo menos 10 horas por noite são mais rápidos na competição, têm melhor capacidade de arremesso e sentem melhor bem-estar físico e emocional.
Se é bom para atletas de alta performance, será justo dizer que é bom para o comum dos mortais. E no entanto, a maioria de nós não se pode dar ao luxo de dormir 10 horas – a Academia Americana de Medicina do Sono recomenda que adultos saudáveis durmam de sete a nove horas por noite. Se vamos sacrificar um pouco da quantidade ideal de sono ao deus da vida agitada, mais vale que apostemos na qualidade.
Antes de mais, é importante seguir uma rotina de sono consistente, isso significa ir para a cama e acordar todos os dias à mesma hora (sim, fim-de-semana incluído, nós sentimos a sua dor). Isto ajuda a ajustar o relógio natural do corpo contribuindo para que seja fácil sair da cama assim que toca o despertador, em vez de ter vontade de tapar a cabeça e voltar a dormir. Até pode pôr um lembrete no telemóvel para que saiba está na hora de ir para a cama.
Chegou à cama à hora certa? Parabéns! Mas isso é só o começo. Agora é preciso relaxar. Aterrar nos lençóis com as veias a bombar cortisol e adrenalina – duas das hormonas relacionadas com o stress – não vai levar a uma boa noite de sono. Aliás, nem vai conseguir adormecer. Meditação, yoga ou mesmo respirar fundo meia dúzia de vezes são técnicas de relaxamento que podem aumentar a paz interior e o equilíbrio mental. Diminuem a frequência cardíaca e ativam o sistema nervoso parassimpático – o contraponto do sistema nervoso simpático, responsável pelo famoso estado de luta ou fuga quando o corpo se encontra sob grande stress.
Pequenos truques
Se é daquelas pessoas que chega à cama já preocupado com o dia seguinte, há um truque que pode ajudar: tenha um caderno na mesa-de-cabeceira e aponte tudo o que o incomoda e todos os pensamentos intrusivos que forem surgindo. É uma forma prática de esvaziar a mente, inibindo a ansiedade e os pensamentos em loop. Também ajuda ler um livro, acender uma vela, usar um creme de mãos com aroma relaxante, enfim, pequenos rituais que sinalizam ao cérebro que está na hora de desligar.
A propósito de desligar, mantenha o quarto livre de dispositivos electrónicos. A luz azul emitida por estes dispositivos afeta o relógio interno do corpo, suprimindo a libertação da melatonina, a hormona indutora do sono.
Uma questão de colchão
Por fim chegamos ao mais importante: a cama. E aqui os especialistas da Emma estão mais do que capacitados para ajudar. O colchão é o elemento mais importante para dormir bem, uma vez que vai proporcionar o suporte necessário durante toda a noite. Conforto é a palavra-chave, por isso os especialistas recomendam o colchão Emma Original que se adapta ao corpo qualquer que seja a posição de dormir. E pode ainda complementar o seu descanso com a almofada Emma que se ajusta às preferências de altura e firmeza de cada um. E porque colchões e almofadas são investimentos para muitos anos, a Emma oferece 100 noites de teste para experimentar estes produtos no conforto da sua casa. Se não gostar pode devolver, sem qualquer custo associado.
O colchão e a almofada estão resolvidos, mas é importante não esquecer o quarto. Deve ser um espaço confortável, arejado e arrumado, uma vez que um ambiente tranquilo facilita o processo de adormecer e promove um sono sem interrupções. Portanto, uma cama bonita e elegante conta muito na hora de relaxar. Aqui os especialistas recomendam a cama Emma, com design nórdico e intemporal, que se ajusta a qualquer quarto. Pode ainda complementar a decoração com a nova roupa de cama Emma, fabricada em Portugal, que inclui fronha de almofada, capa de edredão e lençol de baixo e está disponível nas cores branco, rosa, verde, cinza e bege.
Com estas mudanças, o quarto vai passar a ser a sua divisão favorita, mas, já sabe, os ecrãs ficam à porta e, já agora, veja lá se não põe nódoas de pizza nos lençóis novos.