A Dona Alice, com 74 anos, é a protagonista da campanha de crowdfunding (financiamento através da comunidade) lançada pelos criadores da aplicação móvel OneCare Dori.
Como tem problemas no coração, é alertada sempre que chega a hora de tomar a medicação, mas se ficar mais de seis horas sentada a ver TV a app também a alerta para dar uma volta pela casa, tal como o médico recomendou. Além da Dona Alice, também os seus cuidadores, como o filho ou o neto, podem receber os mesmos alertas.
Para facilitar a vida aos mais velhos, as notificações são emitidas através de chamadas de voz interativas enviadas para o telefone fixo ou móvel.
Existe ainda um complemento do sistema composto por um sensor elétrico, o eSmart, que pode ser ligado a qualquer eletrodoméstico e avisar sempre que ele entra em funcionamento. Esta funcionalidade pode garantir, por exemplo, que o filho da Dona Alice é avisado quando a mãe faz as torradas do pequeno-almoço à hora habitual, garantindo que nada de anormal se passa.
O projeto desenvolvido por Diogo Bhovan, Mário Pereira, Marisa Malva e Marta Pinto, da start-up portuguesa Intellicare, acaba de ser lançado mundialmente através de uma campanha de crowdfunding.
O objetivo dos investigadores é angariar 15 mil euros, o valor necessário para o desenvolvimento do produto. A campanha prolonga-se até 6 de julho.
Aceitam-se donativos a partir de €1, mas quanto mais elevado for o apoio concedido maiores serão as vantagens para os patrocinadores, que terão acesso a descontos na subscrição do serviço.
O OneCare Dori deverá estar no mercado no final deste ano.