A vila piscatória de Rabo de Peixe, nos Açores, muitas vezes “conhecida por maus motivos”, vai passar a ter este verão um roteiro turístico para dinamizar a economia local e mostrar a “verdadeira realidade”, segundo a Junta de Freguesia.
Com cerca de 9.700 habitantes, a vila, na costa norte da ilha de São Miguel, no concelho da Ribeira Grande, é uma das principais comunidades piscatórias açorianas, mas surge muitas vezes associada a um estigma de pobreza e problemas sociais que as entidades públicas têm procurado combater nos últimos anos, com vários projetos, incluindo com fundos europeus.
Jaime Vieira revelou que a Junta já contactou uma operadora turística, que está já a criar o roteiro, para que seja implementado no terreno ainda este verão “com uma série de iniciativas” associadas.
O novo porto de pesca, as festividades, as atividades lúdicas, as ofertas na área da restauração, o alojamento e as características das habitações, pintadas com várias cores, são alguns dos aspetos focados no roteiro, que visa potenciar o contacto do turista com a realidade da pesca, acompanhando a atividade no dia-a-dia dos pescadores.
Além disso, o roteiro incluirá indicações sobre empresas locais de construção de embarcações e está também a ser preparado um vídeo promocional da vila.
A ideia é também associar o roteiro a novos projetos para a freguesia na área do turismo, apostando na requalificação da zona litoral, embelezando algumas ruas e criando algumas esplanadas em cafés.