Investigadores de diferentes áreas criaram o Observatório para as Condições de Vida (OCV) com o objetivo de analisar como vivem as populações.
“A ideia é tentar compreender melhor o que se passa com as populações, a forma como vivem, como se encontra a saúde e a sua qualidade de vida”, disse à agência Lusa a investigadora Ana Rajado.
A investigadora explicou que o projeto agrega investigadores de várias áreas do conhecimento e de diferentes instituições que pretendem estudar as questões relacionadas com o trabalho, saúde, educação, habitação, estado social, segurança social e a dinâmica de populações.
Isabel do Carmo, endocrinologista e uma das fundadoras do projeto, acrescentou que, “antes de tudo, é necessário considerar que a saúde não depende só dos cuidados de saúde. Depende das condições em que as pessoas vivem”.
Ana Rajado adiantou que um dos objetivos do observatório é criar um indicador de bem-estar para “tentar compreender qual é o mínimo necessário para as pessoas viverem com alguma qualidade e, sobretudo, com saúde”.