Em países como a França e o Reino Unido, os negócios sociais representam 25% do terceiro sector e atraem capital na ordem dos 250 milhões de euros por ano. No nosso país, este valor não ultrapassa os 100 mil euros. É esta realidade que o blogue do Alliance for Social Impact Investiment (ASII) que contribuir para alterar.
Os negócios sociais têm uma missão social que pode passar por resolver um problema da sociedade ou facilitar o acesso a algum bem ou serviço à população mais desfavorecida, por exemplo. Mas a sua sustentabilidade empresarial também é essencial para garantir que consegue continuar a cumprir o seu papel.
O ASII é um consórcio financiado pela UE que visa impulsionar os negócios sociais em Portugal, é formado pela TESE – Associação para o Desenvolvimento, Finance For Social Impact, Sair da Casca – Consultoria e Comunicação em Desenvolvimento Sustentável e Vieira de Almeida – Sociedade de Advogados.
A diretora executiva da TESE, Helena gata, afirmou que a intenção é tornar o blogue numa “plataforma informativa de interesse para todos e que a sua atualização reflita as movimentações que desejadas para o sector”.
O consórcio pretende criar um manual de regras de funcionamento dos negócios sociais e desenvolver uma plataforma de financiamento que impulsione o investimento neste sector em Portugal.