Apresentado no Dia Mundial da Alimentação, 16 de outubro, na Escola Básica 1 de Arganil, o projeto “Alimentar Mais em Arganil”, já está a beneficiar quatro dos seis alunos selecionados, contribuindo também para combater o desperdício alimentar.
“As crianças apoiadas serão aquelas que se encontram inseridas em agregados familiares mais carenciados”, o que, segundo uma nota divulgada pela Câmara de Arganil, acontece “num contexto social particularmente difícil”.
Coordenado pela Associação Passo a Passo, o projeto resulta de uma parceria que envolve também a Câmara Municipal, o Agrupamento de Escolas de Arganil e o Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Interior Norte, com apoio da Fundação Montepio.
A iniciativa integra-se nos objetivos do Ano Europeu Contra o Desperdício Alimentar, que está a ser comemorado por decisão do Parlamento Europeu. Em Portugal, um milhão de toneladas de alimentos por ano, 17% do que é produzido, vai para o lixo, de acordo com dados estatísticos oficiais de 2012.