Formado por médicos oncologistas, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, fisioterapeutas e sociólogos, o portal Onco+, inaugurado no sábado, pretende prestar informações sobre cancro a doentes e seus familiares.
O oncologista Sérgio Barroso, um dos fundadores da página de internet, explicou que “existe muita informação na internet, mas acaba por ser, muitas vezes, de difícil compreensão para a maioria das pessoas”, daí a necessidade de criar um portal com informação disponível em português, “com informação credível, cientificamente correta”, divulgada de forma simples.
O médico do Hospital de Évora acredita que a página pode contribuir para que as pessoas “possam procurar os recursos disponíveis na sociedade, na comunidade e no país e usaram-nos da forma mais adequada e atempada”.
Além de consultarem a informação disponível, os utilizadores do site também poderão enviar questões à equipa de profissionais que gere a página. O médico Sérgio Barroso alerta que só serão respondidas questões gerais sobre a doença e nunca perguntas sobre casos concretos: “O portal não irá, de maneira nenhuma, substituir-se àquilo que são os serviços de saúde”.
O
Onco+ pretende ser mais uma ferramenta de promoção do diagnóstico precoce e de luta contra o cancro.