A reserva botânica da Mata Nacional dos Medos, na Costa da Caparica, vai receber uma grande iniciativa de voluntariado na sexta-feira, dia 3 de outubro.
Trata-se de uma ação de preservação ambiental enquandrada no programa do Giro 2014, que inclui sete iniciativas em sete zonas de Paisagem Protegida no continente e ilhas: Costa da Caparica, Esposende, Penela, Sintra, Monchique, Santana (Madeira) e Planalto dos Graminhais (Açores).
Esta ação concreta na Mata dos Medos realiza-se das 9h00 às 17h30, envolverá um total de 200 voluntários (de 15 empresas associadas do GRACE – Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial – e de duas instituições convidadas – ISEG e Serve the City) e implicará a limpeza de detritos, resíduos, material combustível e plantas invasoras, assim como a preservação da vegetação existente e a plantação de espécies autóctones.
No total das sete ações do ano, o GIRO prevê contar com a adesão de 43 empresas, assim como duas universidades e seis instituições convidadas. Isto significa que mais de 900 profissionais foram convencidos a sair dos seus postos de trabalho, por um dia, e passarem umas horas em zonas protegidas a trabalhar para melhorar o património natural.
“Em cada zona protegida, o GRACE conta ainda com o apoio de instituições locais dedicadas ao ambiente, natureza ou património”, explica a nota do GRACE sobre o Giro.