A Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão, no distrito de Braga, tem uma nova estratégia para captar novos alunos. No próximo ano letivo, esta instituição de ensino privado vai ter licenciaturas com propinas anuais de mil euros (o valor praticado nas universidades públicas) para os alunos com média de acesso igual ou superior a 14 valores.
A reitora da universidade, Rosa Moreira, justificou a opção com o atual contexto social e económico, que torna necessário encontrar soluções para que os estudantes com menos recursos possam ter acesso ao conhecimento.
O presidente da autarquia local, Paulo Cunha, congratulou-se com a decisão da universidade e destacou o seu papel enquanto “alavanca para o desenvolvimento económico do concelho e de toda a região”.
A universidade tem uma forte ligação ao tecido empresarial local, que acolhe muitos estudantes para estágios de final de curso. Os alunos da instituição também participaram num projeto de criação de um drone para equipar a PSP e os Bombeiros com mais um meio de vigilância.
No próximo ano letivo, a Universidade vai oferecer uma nova licenciatura, em Contabilidade (reconhecida pela Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas), com uma propina anual de 700 euros. As restantes áreas científicas da instituição são a arquitetura, design, gestão, marketing, engenharias eletrónica e informática e gestão industrial, mecânica e civil.