Durante um mês a cadeia de supermercados Lidl esteve a recolher alimentos doados pelos clientes. Cada uma das 238 lojas do grupo estabeleceu um protocolo com uma instituição de solidariedade local à qual foram entregues os alimentos doados. A escolha da IPSS beneficiada partiu dos colaboradores do grupo.
Ao todo, terão sido beneficiadas 30 mil pessoas. A marca também contribuiu com um donativo próprio de meio milhão de euros em alimentos e bens.
A campanha Mais Para Todos deste ano superou amplamente os resultados do ano passado em que apenas foram apoiadas 70 instituições conta as 238 deste ano.
A VISÃO Solidária falou com a Diretora de Comunicação do Lidl, Vanessa Romeu, sobre o resultado da campanha e a importância da respinsabilidade social das empresas.
Vanessa Romeu, Diretora de Comunicação do Lidl
Ficou satisfeita com os resultados da campanha “Mais para todos?”
Ficámos muito satisfeitos por poder contribuir de uma forma expressiva às necessidades das instituições locais, e de poder constatar o espirito solidário dos nossos clientes e a forma como as instituições estão tão bem integradas nas comunidades onde operam.
Como foram escolhidas as instituições que beneficiaram desses resultados?
As instituições foram identificadas, numa primeira fase, pelos colaboradores de todas as nossas lojas e depois foram validadas centralmente de forma a asseguraram que eram IPSS´s ou equiparadas. Asseguramos que havia uma instituição por loja, procurando potenciar a proximidade.
Quais foram os bens angariados e distribuídos?
Os nossos clientes foram convidados a colaborar através da doação de bens alimentares não perecíveis, e em paralelo o Lidl identificou em loja um conjunto de 10 referências diferentes (onde se incluía leite, atum, azeite, feijão etc.) que bonificaria. Ou seja, por cada cinco unidades doadas de cada um desses dez produtos essenciais, o Lidl doaria uma unidade.
O Lidl ajudou de alguma outra forma, além da recolha de donativos?
Para além da bonificação das doações dos nossos clientes, o Lidl doou bens não alimentares úteis para o desenvolvimento do trabalho das instituições. A totalidade das doações efetuadas as 238 instituições ultrapassa o meio milhão de euros.
Que outras iniciativas na área da responsabilidade social têm sido desenvolvidas pelo Lidl e qual o objetivo central?
O Lidl tem uma longa política de responsabilidade social pois só nos últimos 6 anos efetuou mais de duas mil doações, num valor superior a 8 milhões de euros. Para além de doações pontuais desenvolvidas na ótica da proximidade, temos em construção a primeira unidade de cuidados continuados paliativos pediátricos em Portugal, fruto da angariação extraordinária do Arredonda no final de 2013. Mais recentemente, e como comemoração do dia da mãe, desenvolvemos um livro com o Chef Hernâni Ermida ” A melhor mãe do mundo” cujas receitas reverteram, na integra, para quatro instituições de solidariedade social espalhadas pelo País que trabalham com jovens mães. O nosso objetivo central é contribuir para uma sociedade mais justa e procurar ajudar as camadas mais frágeis da sociedade.
O Lidl já pensou na próxima campanha?
A responsabilidade social faz parte integrante de nós. Temos a preocupação diária de procurar novas formas de contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e procuramos fazer isto através das instituições de solidariedade. Para além de um dever de contribuir, procuramos também utilizar as nossas ferramentas para sensibilizar a população para as necessidades das camadas mais frágeis da sociedade.
De que forma os funcionários da empresa são incentivados à solidariedade?
Os nossos colaboradores são embaixadores da nossa marca, que tem como parte integrante uma forte missão de responsabilidade social. Procuramos envolve-los aos mais diversos níveis nos projetos, seja através da passagem da mensagem ” Quer arredondar?” seja através da escolha da instituição como foi este mais recente caso.