O desafio foi lançado pela mútua de saúde francesa MGEN, uma das principais mútuas de saúde da Europa, na sequência da comemoração do dia mundial do professor (5 de outubro) e apela à participação dos profissionais do ensino através da entrega de textos subordinados ao tema da “Solidariedade”, um tema querido aos princípios mutualistas que regem a atividade desta organização sem fins lucrativos.
A iniciativa que explora a “veia artística” dos profissionais da educação nacional será baseada numa página dedicada na rede social Facebook e toda a interação poderá ser feita nesse sítio, de forma simples e conveniente. Os trabalhos submetidos a avaliação serão julgados por um júri composto por figuras de relevo. O repto colocado pela MGEN aos professores da nação será divulgado na Internet e em suportes dirigidos ao setor do ensino.
O vencedor receberá um prémio de dois mil euros, acrescido de uma viagem a Paris para 2 pessoas, onde será recebido na sede da MGEN. Adicionalmente, será atribuído um prémio especial “Professores/aderentes MGEN” constituído por mil e quinhentos euros e uma viagem a Paris para 2 pessoas. Este prémio será atribuído ao texto escrito por um associado de um sindicato e aderente a um plano de saúde MGEN.
A iniciativa, a primeira deste género promovida por uma mútua de saúde em Portugal, destina-se a sensibilizar os todos os professores para as questões da Solidariedade, Mutualismo e Economia Social em geral.
Mais informações sobre os prémios e o regulamento em
www.europamut.pt ou
https://www.facebook.com/escritasolidaria ou através do endereço
concurso@europamut.pt.