Os Prémios do Ano Europeu 2012, lançados pela Comissão Nacional do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações, estão abertos a candidaturas vindas de todos os países da União Europeia e da Islândia, Liechtenstein e Noruega.
A iniciativa pretende homenagear cidadãos e instituições que promovam o envelhecimento ativo e a solidariedade entre gerações através das suas atividades.
As candidaturas estão abertas até 1 de setembro e devem ser enviadas através do endereço http://europa.eu/ey2012/ey2012main.jsp?catId=1027&langId=pt.
O regulamento está disponível no site da iniciativa: http://europa.eu/ey2012/ey2012.jsp?langId=pt.
Os prémios variam entre os 500 e os 10 mil euros, consoante as categorias a que se candidata e ao lugar atribuído (1º, 2º ou 3º).
Existem quatro áreas distintas:
Locais de trabalho para todas as idades
(iniciativas de empregadores, sindicatos e organizações sem fins lucrativos para promoverem melhores condições de trabalho para funcionários mais idosos).
Promoção de ambientes favoráveis aos idosos
(autoridades regionais ou locais que criam um ambiente inclusivo e acessível que facilita o envelhecimento ativo).
Empreendedores sociais
(iniciativas realizadas por empreendedores sociais na promoção do envelhecimento ativo e da solidariedade entre gerações).
Histórias de vida
(membros das gerações mais novas são convidados a contar a história de alguém mais idoso (um familiar, vizinho, amigo, etc.) e a apresentar a notável contribuição que o “sénior ativo” está a dar junto da sua família, sociedade ou trabalho).