As temperaturas no Continente vão estar “acima do usual” para o mês de setembro durante o fim de semana e o início de semana, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que explica esta subida com a influência de um anticiclone localizado nas ilhas Britânicas, estendendo-se em crista até aos Açores, originando uma corrente de leste sobre a Península Ibérica. “Os valores da temperatura do ar irão aumentar, de forma gradual, a partir de hoje, sexta-feira, dia 13, e até ao próximo dia 16”, lê-se num comunicado que o IPMA publicou no seu site.
A subida mais significativa será sentida no litoral Norte e Centro. Esperam-se valores de temperatura máxima acima de 30°C na generalidade do território, com alguns locais da região sul a atingirem valores acima de 35°C. A temperatura mínima também irá registar uma subida, em especial na região do vale do Tejo e no Alto Alentejo, onde se esperam valores mínimos acima de 20°C, o que o IPMA classifica como “noites tropicais”.
Onda de calor não está fora de questão
O instituto sublinha que as temperaturas previstas são “claramente acima do usual para o mês de setembro, não sendo de excluir o registo de uma onda de calor em alguns locais”, embora não de forma generalizada no território continental.
O vento irá soprar do quadrante leste, com alguma entrada de brisa marítima no litoral oeste durante a tarde, estando prevista uma intensificação do vento nas terras altas a partir do final da tarde de domingo dia 15.