Numa esplanada, acompanhados de uma bebida fresca e com, geralmente, tremoços à mistura, os caracóis são um petisco muito popular entre os portugueses nos meses de verão. Entre caracóis e caracoletas – de maiores dimensões – o seu consumo prolonga-se entre maio e o início do mês de setembro. Apreciado por muitos e odiado por outros, os caracóis, constituídos maioritariamente por água, são um alimento muito nutritivo e possuem um conjunto de vitaminas e minerais benéficos para a saúde de quem os consome.
Em Portugal a produção destes moluscos é escassa, pelo que a maioria dos caracóis que se encontram à venda têm origem em Marrocos, sendo a espécie mais consumida a Theba Pisana.
- São compostos por água – um dos principais benefícios dos caracóis é a sua constituição – principalmente água – o que o torna um alimento pouco calórico e benéfico para quem quer perder peso.
- Ricos em proteínas, baixos em gordura e colesterol – estes pequenos animais são uma fonte muito rica de proteína magra, muito útil na reparação dos tecidos do corpo. Com cerca de 16 gramas de proteína a cada 100 gramas de caracol, são também baixos em calorias e pobres em gorduras e colesterol, mesmo quando cozinhados em restaurantes (onde se misturam com outros ingredientes).
- São ricos em minerais – Minerais como o magnésio, fósforo, selénio, cálcio e o zinco que desempenham papéis cruciais na manutenção da saúde óssea, regulação do metabolismo e suporte do sistema imunológico representam outro dos benefícios dos caracóis. São ainda muito ricos em ferro, um mineral muito importante na formação de hemoglobina, que auxilia o transporte de oxigénio no organismo, e por isso, especialmente benéficos para pessoas com anemia.
- Uma fonte de vitaminas – Para além dos minerais, estes pequenos seres incluem na sua composição vitaminas A, E, e do complexo B – como a vitamina B12, essencial para a saúde do sistema nervoso.
Todas estas características tornam o caracol um alimento muito rico para quem o consome e ideal para quem quer perder peso pelas baixas calorias que possui. Mas atenção que podem possuir, de forma semelhante aos tremoços, o excesso de sal, o que poderá ser prejudicial à saúde.
Ademais, muitas vezes cozinhados em casa, devem ser sempre bem limpos, uma vez que são um animal com muito contacto com o chão.
Leia também
+ Amendoim: Os benefícios inesperados do consumo desta oleaginosa
+ Tremoços: O “snack” de verão que tem mais benefícios para a saúde do que imagina